Foto - Divulgação

O Conselho Internacional de Aeroportos para a América Latina e Caribe (ACI-LAC) fez nesta quarta-feira, no México, durante o segundo dia do ACI LAC/World Annual General Assembly, Conference, and Exhibition a entrega dos prêmios ACI-LAC Green Airport Recognition a 11 aeroportos da região que se destacaram por implementar boas práticas socioambientais que reduzem os impactos da operação aeroportuária. Entre os aeroportos premiados, 3 são brasileiros:

Aeroporto Internacional de Florianópolis, Aeroporto Internacional de Salvador e Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Os demais aeroportos reconhecidos foram Aerodom e Aeroporto Internacional de Punta Cana (República Dominicana), Aeroporto Ecológico de Galápagos (Equador), Grupo Aeroportuário do Pacífico (México), Aeroporto de Lima (Peru), Sociedad Aeroportuaria de la Costa e OPAIN (Colômbia), e AERIS (Costa Rica).

O prêmio Green Airport Recognition tem como objetivo reconhecer e destacar o desempenho ambiental dos aeroportos da América Latina e do Caribe por meio de projetos em diversas áreas de gestão ambiental do aeroporto, como gestão de resíduos, eficiência energética, gestão de carbono, responsabilidade social e adaptação às mudanças climáticas.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis foi destaque com a implementação de um software de monitoramento do inventário de gases do efeito estufa.

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte recebeu o prêmio pelo projeto Coletiva Seletiva Solidária, que alcançou a marca de mais de 1.600 toneladas de resíduos doados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamare) de Lagoa Santa, cidade do entorno do aeroporto, permitindo a geração de renda aos associados, que comercializam os resíduos.

Já o Aeroporto Internacional de Salvador conquistou o prêmio por ter se tornado o primeiro aeroporto zero aterro do Brasil, o que significa que 100% dos resíduos gerados pelo aeroporto são utilizados como matéria prima em processos produtivos, conforme o conceito da economia circular.

Via: Airports Council International – ACI World

DEIXE UMA RESPOSTA