Bombardier Global 8000
Foto: Bombardier

A Bombardier revelou nesta segunda-feira (23) o seu novo jato executivo, durante a EBACE 2022 que está ocorrendo em Genebra, na Suíça. O Global 8000 será a nova opção de maior tamanho da linha de aviões Global, complementando os Global 7500 e 6500.

Com alcance de quase 15000 km, praticamente um líder do setor e acima do Global 7500, o novo Global 8000 pode voar a Mach 0,94 (1151 km/h). A altitude máxima de voo é de 51000 pés, dependendo do peso da aeronave.

“Hoje, a Bombardier solidifica mais uma vez sua posição como líder em aviação executiva com o mais novo membro da família global líder do setor”, disse Éric Martel, presidente e CEO da Bombardier. “A aeronave Global 8000 aproveita os excelentes atributos da aeronave Global 7500 , oferecendo aos nossos clientes uma aeronave emblemática de uma nova era. Continuamos inigualáveis, o que para uma equipe focada em inovação como nós é ótimo.”

Não costumamos abordar a capacidade de passageiros, no caso de jatos executivos de grande porte, pelas várias formas que o interior pode ser configurado. No caso do Global 8000 o cliente do avião pode colocar uma cama de casal e um banheiro completo, com chuveiro aquecido.

Quatro compartimentos diferentes podem ser criados no interior do Global 8000, como uma Sala de Estar e TV, uma sala de reunião, um lounge e uma suíte.

Divisão possível para o interior do Global 8000.

Na comparação com o irmão menor, o Global 7500, o modelo apresentado nesta segunda-feira conta com um frame a mais de fuselagem, logo, podemos contar 15 janelas no Global 8000, contra 14 janelas no 7500. O interior ainda conta com uma pressurização de baixa altitude, reproduzindo 882 metros em um voo a 41000 pés.

Os únicos detalhes que a Bombardier se compromete a falar sobre o Global 8000 se resumem ao padrão da família Global, com a mesma fuselagem (mas expandida), motores GE Aviation Passport 20 e o mesmo tipo de controle Fly-By-Wire já incorporado no Global 6000 e 7500.

Cockpit do Global 8000, com os modernos aviônicos Bombardier Vision, comandos por Sidestick e fly-by-wire total.

Com previsão de entrada em serviço em 2025, o desenvolvimento da aeronave está em andamento e o programa está progredindo conforme o planejado, disse a Bombardier. E para os atuais operadores do Global 7500, os aprimoramentos de desempenho do Global 8000 serão adaptados quando a aeronave entrar em serviço em 2025.