Air China COMAC ARJ-21
Foto: COMAC

A Air China foi a primeira empresa a receber um avião da COMAC em 2021, com uma entrega nesta semana do quarto avião do modelo ARJ-21 da companhia aérea.

O ARJ21 com a matrícula B-650R decolou do Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong às 11h02 em 28 de fevereiro de 2021, voando para o Aeroporto Internacional de Pequim, base da companhia aérea.

O avião mostra o grande incentivo chinês para a sua indústria estatal e nacional. O mesmo foi comprado pela CNAC Beijing Financial Leasing Company Limited e alugado para a Air China.

Até agora, as aeronaves ARJ21 da Air China operaram em rotas como Pequim-Xilinhot, Pequim-Baotou, Pequim-Hohhot e Pequim-Ulanhot.

A encomenda da companhia é para 35 aviões deste modelo.

Air China COMAC ARJ-21
Foto: Wei Meng/Via COMAC

A aeronave nas configurações da Air China leva 90 passageiros, há bastante conforto na forma que os assentos estão configurados e no formato deles, além da tomada USB já instalada em todos para dar mais qualidade ao voo. 

Cada um desses pequenos aviões tem capacidade para até 90 passageiros, e representa a tentativa da China de entrar no mercado regional de aviação. O COMAC ARJ-21 é equipado com motores CF-34, os mesmos utilizados em aviões como o Bombardier CRJ e o Embraer E-Jet E1.