Advertisement

Air Europa deixa de operar jatos da Embraer em definitivo após 7 anos

Air Europa deixa de operar jatos da Embraer 195 Aviões

A companhia aérea espanhola Air Europa, aposentou o seu último jato da Embraer na última semana, encerrando definitivamente a trajetória dos aviões brasileiros na frota da empresa após sete anos.

O último dia de operações com o jato brasileiro foi realizado com o Embraer 195 de matrícula EC-LLR, que realizou oito voos com duração média de 50 minutos à 1 hora. A aeronave realizou diversas operações a partir de Madrid, hub da Air Europa.

Sob a marca Air Europa Express, foram operados ao todo 11 aviões, todos do modelo Embraer 195 configurados para 120 passageiros em duas classes de serviço. A Air Europa Express manteve um acordo de cooperação com a empresa Aeronova.

Os primeiros jatos da Embraer chegaram para a companhia aérea espanhola em 2016, e começaram a ser retiradas em março de 2020 junto ao início da pandemia de Covid-19.

A intenção da Air Europa é manter uma frota mais uniforme, a preferência agora é operar apenas aeronaves da Boeing. Em uma declaração recente, o CEO da companhia aérea disse que em um futuro próximo, a empresa terá em operação aeronaves Boeing 737 MAX e também o 787, dividindo em voos curtos, médios e longos respectivamente.

Air Europa Boeing 787

A empresa será em breve a primeira a operar o Boeing 737 MAX, assim como ocorreu de se tornar a primeira companhia espanhola a operar o 787 Dreamliner. 

Os jatos da Embraer restantes, boa parte foi devolvida ao lessor Nordic Aviation Capital, outras repassadas para a Breeze Airways dos EUA, e outras para a TAP Air Portugal e a LOT Polish. 

O futuro da empresa ainda está sendo traçado, visto que as negociações com o Grupo IAG ainda estão ocorrendo para a compra da empresa. Em 2021, as tratativas não resultaram em um acordo, com isso a parte do empréstimo do grupo para a Air Europa, resultaram em uma participação de 20% na empresa.

 

 

Com informações da Simple Flying

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.