A companhia aérea espanhola Air Europa, aposentou o seu último jato da Embraer na última semana, encerrando definitivamente a trajetória dos aviões brasileiros na frota da empresa após sete anos.
O último dia de operações com o jato brasileiro foi realizado com o Embraer 195 de matrícula EC-LLR, que realizou oito voos com duração média de 50 minutos à 1 hora. A aeronave realizou diversas operações a partir de Madrid, hub da Air Europa.
Sob a marca Air Europa Express, foram operados ao todo 11 aviões, todos do modelo Embraer 195 configurados para 120 passageiros em duas classes de serviço. A Air Europa Express manteve um acordo de cooperação com a empresa Aeronova.
Os primeiros jatos da Embraer chegaram para a companhia aérea espanhola em 2016, e começaram a ser retiradas em março de 2020 junto ao início da pandemia de Covid-19.
A intenção da Air Europa é manter uma frota mais uniforme, a preferência agora é operar apenas aeronaves da Boeing. Em uma declaração recente, o CEO da companhia aérea disse que em um futuro próximo, a empresa terá em operação aeronaves Boeing 737 MAX e também o 787, dividindo em voos curtos, médios e longos respectivamente.
A empresa será em breve a primeira a operar o Boeing 737 MAX, assim como ocorreu de se tornar a primeira companhia espanhola a operar o 787 Dreamliner.
Os jatos da Embraer restantes, boa parte foi devolvida ao lessor Nordic Aviation Capital, outras repassadas para a Breeze Airways dos EUA, e outras para a TAP Air Portugal e a LOT Polish.
O futuro da empresa ainda está sendo traçado, visto que as negociações com o Grupo IAG ainda estão ocorrendo para a compra da empresa. Em 2021, as tratativas não resultaram em um acordo, com isso a parte do empréstimo do grupo para a Air Europa, resultaram em uma participação de 20% na empresa.
Com informações da Simple Flying
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