AirBridgeCargo está sendo investigada por suspeita de espionagem com Boeing 747 civil

AirBridgeCargo Rússia Boeing 747
Foto: Divulgação/AirbridgeCargo

A AirBridgeCargo, uma companhia aérea que pertence à russa Volga Dnepr, está sendo investigada após realizar uma estranha rota com um Boeing 747 cargueiro.

De acordo com aplicativos de rastreamento de voos, e até mesmo de dados dos controles de tráfego aéreo de vários países, um Boeing 747-8F operou no último dia 15 de janeiro o voo RU675, de Moscou para Leipzig, na Alemanha.

Porém, o avião que deveria fazer normalmente uma rota mais ao sul da região do Báltico, deu uma volta extra pela Finlândia Central, logo ao lado da Rússia, antes de retomar para a rota esperada.

A estranha rota que acrescentou 1h30 ao período de duração do voo cargueiro.

O voo ocorreu em um momento de tensão intensificadas na fronteira entre a Rússia e países do leste europeu assim como uma grande movimentação naval da Rússia no Mar Báltico. A atitude foi intensificada devido ao 747 de uso civil ter sobrevoado, sem breve aviso, a sede da Força Aérea Finlandesa, localizada em Tikkakoski. A hipótese de espionagem não é descartada.

A Finlândia já está estudando a causa do desvio do voo RU675, e diz estar atenta aos movimentos “anormais” de aviões civis. O país, contudo, diz que autorizou o sobrevoo da aeronave a 28000 pés, abaixo do esperado para um 747F em voos curtos, sem antes conferir a estranha atitude de voar entre Moscou e Leipzig em uma rota anormal.

Rota entre Leipzig e Moscou normalmente é cumprida através do continente europeu, sem passar “por cima” dos países bálticos.

A Força Aérea da Finlândia não divulgou se caças foram deslocados para interceptar o 747 russo. A companhia aérea também não confirmou a carga que estava sendo transportada a bordo.

Durante a Guerra Fria esse tipo de movimentação era comum na região. Por diversas vezes aeronaves da Aeroflot sobrevoavam o espaço aéreo da Finlândia, geralmente para cumprir estranhos voos para a Europa Central, como este da AirBridgeCargo.

 

A Força Aérea Finlandesa disse que foi notificada com antecedência sobre a rota, fornecendo a seguinte declaração:

O voo operado pela AirBridgeCargo Airlines no sábado, 15 de janeiro de 2022, provocou especulações públicas. Esta é uma companhia aérea civil que realizou uma rota de acordo com um plano de voo aprovado. As rotas de todas as companhias aéreas civis são aprovadas pelas Autoridades de Aviação Civil de acordo com o processo normal.

A Força Aérea está ciente de todos os planos de voo da aviação civil que serão utilizados para criar uma imagem do espaço aéreo. A imagem do espaço aéreo identificada em tempo real constitui a base para monitorar e salvaguardar a integridade territorial do espaço aéreo finlandês. A Força Aérea monitora constantemente o espaço aéreo finlandês com radares de vigilância aérea e outros sensores localizados em todo o país.

O tráfego aéreo que circula no espaço aéreo finlandês deve apresentar um plano de voo aos serviços de navegação aérea que controlam o tráfego aéreo civil e coordenam o uso do espaço aéreo finlandês, que inclui informações sobre a origem, rota, destino e horário do voo.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap