Airbus A220 JetBlue
Foto: JetBlue

O mais novo avião da frota da companhia norte-americana JetBlue, o Airbus A220-300, iniciou suas operações ainda na noite de segunda-feira(26). O mais novo avião está operando sob a matrícula N3008J, foi recebido pela empresa em dezembro de 2020 vindo direto da fábrica da Airbus no Alabama nos EUA.

Este foi o primeiro A220 de uma encomenda para 60 aeronaves firmado ainda em 2019, a JetBlue informou ainda que o segundo avião está próximo de chegar. O N3008J partiu às 16h32(hora local) de Boston, chegando em Tampa por volta de 19h22(hora local).

“Escolhemos o Airbus A220 há quase três anos, sabendo que sua economia de custos, desempenho superior e design amigável ao cliente iriam evoluir nossa frota para um futuro de longo prazo”, disse Ursula Hurley, executiva da JetBlue.

A aeronave realizou alguns voos nessa mesma rota de Boston para Tampa, antes de transportar passageiros em voos regulares. A aeronave estava sendo utilizada para o processo de treinamento e adaptação de pilotos e comissários ao novo equipamento da companhia aérea.

“O primeiro voo comercial da JetBlue A220 de hoje marca o ápice de nossa jornada A220 ganhando vida, os clientes que voam a bordo do membro mais novo e elegante de sua frota capturam o espírito de nossa visão quando projetamos o A220 como uma aeronave de corredor único verdadeiramente inovadora. O A220 é um líder da indústria, estabelecendo o padrão em conforto da cabine, economia operacional, pegada ambiental e capacidade digital”.  Disse Rob Dewar, Vice-Presidente Sênior da JetBlue.

O novo avião vai permitir a companhia aérea fundada por David Neeleman a reduzir seus custos operacionais além de reduzir também o consumo de combustível anualmente. Em comparação a primeira geração do Embraer E190, o A220 reduz em até 30% o custo por assento, além de permitir a empresa abrir novas rotas aproveitando a alcance do novo avião.

O Airbus A220-300 da JetBlue tem a capacidade de transportar 140 passageiros configurados em uma distribuição de assentos 2×3. Dentre esses, 30 assentos são dedicados aos assentos mais espaçosos da aeronave. 

“O A220 cobre uma ampla mistura de possibilidades de mercado novas e existentes com excelente economia em mercados de curto, médio e até mesmo potencialmente transcontinentais, isso permitirá uma melhor utilização geral da aeronave e proporcionará uma vantagem competitiva para a JetBlue, especialmente nos mercados de curta distância. Novas cidades, rotas e mercados serão avaliados no futuro, à medida que mais aeronaves A220 se juntarem à frota da JetBlue.”