Airbus A310 Manaus

Um Airbus A310 da Alemanha pousou neste último sábado (27/03) no Aeroporto de Manaus, realizando um voo especial para o Brasil.

O avião estava transportando uma doação de 80 respiradores para o Brasil. Esses equipamentos vão reforçar o atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, nas unidades de saúde do Amazonas.

A aeronave decolou de Cologne, na Alemanha, e antes de chegar no Brasil fez uma parada em Cabo Verde para reabastecimento. O Airbus A310 responsável por essa missão, cumprindo o voo GAF953, opera com a matrícula 10+23 e tem 31 anos de uso.

Este Airbus A310 já operou anteriormente na Lufthansa e na Interflug.

O titular da embaixada da Alemanha em Brasília, Heiko Thoms, realizou a entrega dos equipamentos ao Governo do Estado do Amazonas.

Segundo Heiko Thoms, a Alemanha participa ativamente da cooperação internacional para o enfrentamento da pandemia através do envio de doações humanitárias, recebendo e tratando pacientes de países vizinhos e, recentemente, com a doação de mais de 1,2 bilhão de euros para o OMS/COVAX, programa do qual o Brasil já recebeu as primeiras vacinas.

A doação foi intermediada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, instituição que tem contribuído para o recebimento de doações vindas de outros países para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 no estado.

“Esses equipamentos serão distribuídos na nossa rede. Será importante para reforçar o atendimento a pacientes que ainda precisam desse suporte do Estado, mas também para atender aqueles nossos irmãos de outros estados, principalmente de Rondônia, Roraima e Acre que, nesse momento, passam por uma situação complicada”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima.