Advertisement

Airbus A320 da Air France arremete para evitar colisão com aeronave da EasyJet

Airbus A320 Air France

No último dia 12 de outubro, duas aeronaves Airbus A320 quase se envolveram em uma colisão na pista do Aeroporto de Berlim. A aeronave da Air France precisou arremeter para evitar a colisão com o avião da EasyJet.

O Airbus A320 da EasyJet estava na taxiway aguardando liberação para ingressar na pista 07R de Berlim para realizar o voo U2-5185. No momento da autorização para ingressar na pista, outra aeronave havia pousado e estava livrando a mesma 07R.

Easyjet Airbus A320neo
Foto – Divulgação A320neo EasyJet

Entretanto, a tripulação da EasyJet taxiou lentamente para ingressar na pista, e nesse tempo o Airbus A320 da Air France vindo de Paris estava na aproximação para pouso, cumprindo o voo AF1234.

Com o avião da EasyJet ainda na pista e se deslocando lentamente, a tripulação da Air France decidiu cancelar o pouso, arremeter e fazer uma outra volta. 

Por outro lado, o Airbus A320 da EasyJet livrou a pista e avisou os passageiros sobre o ‘erro’ dos controladores. O Aviation Herald, mostrou um relato de um passageiro que estava a bordo do voo da EasyJet.

“Eu estava a bordo do voo EasyJet U25185 de Berlim para Milão Linate. O voo foi operado pela Airbus A320 OE-IZT. Partimos das posições remotas do pátio C, no horário e taxiamos no  pátio B até chegarmos e parar na taxiway M2. Vi um voo da EasyJet pousando e entramos na  pista 07R.”

“Por volta das 12h39 UTC, em vez de decolar, o avião parou e, após alguns segundos, começou a se mover lentamente por 2/3 segundos e depois um pouco mais rápido, até chegarmos à taxiway M3 e depois saímos da pista. O capitão disse que o  controle cometeu um erro, pois eles nos permitiram entrar na pista quando havia tráfego para pouso. Ele então se desculpou e disse agora vamos novamente na pista e vamos decolar. Essas podem não ser as palavras 100% precisas que ele usou, mas ele mencionou o problema com tráfego conflitante e o controle”, relatou o passageiro.

Dois dias depois do ocorrido, o Controle de Tráfego Aéreo da Alemanha disse que o voo U2-5185 de fato havia sido liberado para taxiar e decolar, porém demorou a realizar a corrida para decolagem e provocou a arremetida do voo da Air France que estava em aproximação.

 

 

Com informações do Aviation Herald

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.