Saudia Airlines Airbus A320
Foto: Argaam

No dia 5 de fevereiro, um Airbus A320 da Saudia Airlines realizava o voo SV322 de Cairo no Egito para Abha na Arábia Saudita. Cerca de 30 minutos depois de partir, voando ao nível de voo de 37 mil pés, a aeronave sofreu uma perda de pressão na cabine.

Os pilotos declararam emergência e solicitaram pousar em Jeddah, seria o Aeroporto mais próximo no momento. O Airbus A320 voava a cerca de 27km de distância de Jeddah, iniciou uma rápida descida até o Aeroporto.

O Airbus A320 de matrícula HZ-AS38, realizou uma descida extremamente rápida devido a gravidade da situação. A aeronave desceu cerca de 27 metros por segundo, em questão de 5 minutos saiu de 27 mil pés para 10 mil pés. 

Gráfico: FlightRadar24

A aeronave pousou com segurança e sem maiores problemas na pista 34C do Aeroporto Internacional de Jeddah. Os passageiros desembarcaram e seguiram em outro Airbus A320, esse de matrícula HZ-AS43.

O voo SV322 partiu 2 horas depois do pouso de emergência do outro A320, chegando ao seu destino final com 2 horas e meia de atraso mas sem maiores problemas a ninguém a bordo. 

O avião da Saudia Airlines envolvido no incidente, permaneceu em solo por 1 dia até retomar as operações em um voo com destino a Dawadmi, na Arábia Saudita. A descida rápida foi necessária para que a aeronave chegasse a 10 mil pés para garantir que todos abordo tenham oxigênio para respirar sem auxilio de cilindros e máscaras. 

O replay do voo pode ser visto no FlightRadar24.
https://www.flightradar24.com/data/aircraft/hz-as38#26c05ebf