• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Airbus A330 MRTT finaliza com sucesso campanha de testes para reabastecimento automático com caças F-15

A330 MRTT F-16 F-15 Caças reabastecimento ar-ar Airbus campanha de testes
Foto: Airbus

A Airbus e a Força Aérea da República de Cingapura (RSAF) trabalharam juntas para concluir com sucesso a campanha de testes de voo de reabastecimento automático ar-ar (A3R) com o Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) e F- 15, antes de sua certificação no primeiro semestre de 2024.

Ao longo de três semanas em agosto, um A330 MRTT da RSAF fez mais de 500 contatos automatizados úmidos e secos com toda a frota de aeronaves receptoras da Força Aérea, incluindo a aeronave F-15SG, uma variante customizada do F-15E fabricado nos EUA. Jato de combate ar-solo Strike Eagle.

Os testes de voo com o F-15SG foram realizados em Cingapura, cobrindo todo o envelope operacional AAR em diferentes condições climáticas, sob a supervisão da autoridade certificadora espanhola, chamada INTA (Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial).

 

Reabastecimento ar-ar automático à noite com F-15, F-16 e MRTT

Durante a campanha de testes, outros voos foram realizados em condições noturnas, não apenas com F-15, mas também com o F-16 da RSAF como receptores para coleta de dados, para completar o desenvolvimento e habilitar capacidades noturnas com o sistema automatizado. 

Em julho de 2022, o A330 MRTT se tornou o primeiro avião-tanque do mundo certificado para operações automáticas de reabastecimento ar-ar em condições diurnas com F-16 e A330 MRTT como receptores.

O sistema de reabastecimento automático reduz a carga de trabalho do operador de reabastecimento aéreo, melhora a segurança e otimiza a taxa de transferência de reabastecimento ar-ar em condições operacionais para maximizar a superioridade aérea.

Comprovado em combate desde 2014, o Airbus A330 MRTT é certificado para reabastecimento aéreo com sistemas de lança e mangueira capacitado para abastecer no ar os caças F-15, F-16, F-35, A330 MRTT, AWACS, Eurofighter e outras aeronaves.

 

Leia também: 

 

Via: Airbus

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.