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Airbus Beluga irá se despedir do Brasil nesta quarta-feira, passando por Fortaleza (CE)

Airbus Beluga

Após descarregar o primeiro helicóptero ACH160 do Brasil, o Airbus Beluga irá se despedir do Brasil nesta próxima quarta-feira (27/06). A aeronave decolará às 10h00, aproximadamente, do Aeroporto de Viracopos (Campinas), onde segue para Fortaleza com pouso previsto para 13h25.

A decolagem da capital cearense ocorre logo depois, às 14h55, visto que o Beluga deverá parar somente para reabastecimento. O destino da aeronave é Dakar, onde pernoitará antes de pousar em Toulouse (França), na base de operações da Airbus.

Os interessados em avistar/fotografar o “avião-baleia”, que está estacionado no pátio próximo ao Terminal de Cargas Internacional, poderão fazê-lo apenas em área pública (lado de fora do aeroporto), conforme imagem do mapa anexo.

Como se trata de uma operação charter, os horários podem ser alterados sem qualquer aviso prévio. 

 

O Airbus A300-600ST Beluga

Desde 1997, o programa Beluga surgiu para entrar em operação no lugar dos Super Guppies.

Desde então, foram construídos cinco A300-600STs foram construídos para transportar seções de fuselagem para as linhas de montagem da Airbus em Toulouse e Hamburgo a partir de instalações de produção na França, Alemanha, Espanha e o Reino Unido.

O Airbus A300-600ST Beluga tem 56,16m de comprimento, com 17,44m de altura e envergadura de 44,84m. Sua fuselagem possui 7,7m de largura, permitindo decolar com peso máximo de 155 toneladas.

Airbus Beluga
Foto: Airbus

O avião era o principal responsável por transportar grandes peças para a montagem de diversas aeronaves da Airbus como das famílias A320 e A380. As asas do A330 e A350 são montadas e enviadas a outro local antes de ir para Toulouse também com Beluga.

Os Belugas transportam seções da estrutura das instalações da Airbus na França, Alemanha, Espanha e Reino Unido para as linhas de montagem de aeronaves comerciais em Toulouse e Hamburgo e para a linha de montagem A400M em Sevilha. O destino mais distante da rede é Ankara, capital turca, onde são recolhidos os componentes do A400M.

Os componentes das linhas de montagem final da família A320 da Airbus em Mobile, EUA, e na cidade chinesa de Tianjin são transportados da Europa por mar, diz Tahiri.

Em 2019, a Airbus abriu em Toulouse uma nova instalação para descarregar e carregar dois Belugas de uma só vez, tendo operado anteriormente em uma instalação de uma baía. É a única doca de carregamento de dois compartimentos na rede da Airbus, aponta Tahiri. 

As docas incluem totalmente a seção dianteira do Beluga com portas de hangar especialmente adaptadas para acomodar o formato da fuselagem do transporte externo. Isso permite a abertura da grande porta de carga e o carregamento da aeronave em condições climáticas adversas.

Enquanto o carregamento ao ar livre de um Beluga é limitado a velocidades de vento de 25 kt, Tahiri diz que o novo cais em Toulouse pode ser usado com velocidades de vento de até 42 kt, aguentando as mais severas tempestades.

Uma vantagem adicional é que o Belugas pode ser revertido em 1h 20min, enquanto o carregamento ao ar livre requer 2h 30min, diz Tahiri. A aeronave também pode ser abastecida durante o processo de carregamento.

Foto: Airbus

As duas docas de Toulouse estão equipadas com um sistema automatizado de carga roll-on/roll-off que pode receber a carga do primeiro voo, enquanto as remessas para o próximo estão prontas para o carregamento.

Para o carregamento, a aeronave é levantada com um macaco central acoplado à popa do cockpit. O convés de carga do Beluga é ajustado à rampa de carga de altura fixa do edifício através de um procedimento de alinhamento baseado em laser.

Os aviões Beluga geralmente não transportam seções de estruturas saindo de Toulouse, pois o local é focado na montagem final e não na produção de componentes.

 

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