Airbus Beluga Fortaleza
Foto: Laurent ERRERA/ Wikimedia Commons

Pousou em Fortaleza, nesta tarde de domingo (24/07) o Airbus Beluga, que está fazendo sua primeira visita ao Brasil. A aeronave visitou a capital cearense em uma escala técnica, e seguirá nesta segunda-feira (25) para Campinas, pousando no Aeroporto de Viracopos.

O Airbus A300ST Beluga pousou pela primeira vez na América do Sul trazendo um moderno helicóptero H160 para um cliente brasileiro. Aproveitando a viagem, a fabricante fará amanhã uma demonstração do cargueiro que entrará no mercado de cargas em breve.

O avião irá pernoitar no Aeroporto de Fortaleza e decolará às 13h de amanhã (25/07) com destino ao aeroporto de Viracopos (Campinas/SP), para onde transportará o helicóptero ACH160. 

O voo é somente de testes da nova operação, mas já transportando uma carga real. Você pode conferir o pouso da aeronave no vídeo abaixo.

A aeronave será oficialmente apresentada pela Airbus no hangar da Azul, o helicóptero será descarregado e depois seguirá seu caminho de retorno para Toulouse, na terça-feira (26), pousando em Fortaleza e Dakar para escalas técnicas de reabastecimento e descanso da tripulação.

Capaz de transportar cargas com 1.500 m³ ou 47 toneladas, o Airbus Beluga tem um compartimento de carga com 7,08m de altura e 38 metros de comprimento, espaço suficiente para transportar seções fuselagens ou até dois helicópteros, a depender do modelo. 

 

 

Airbus apresenta o Beluga como alternativa ao Antonov An-225

Uma das grandes vantagens do Antonov An-225, quando estava em operação, era a grande capacidade interna de transporte de componentes, além de suportar até 250 toneladas. Em um artigo de curiosidades abordamos sobre grandes cargas que já foram transportadas pelo avião ucraniano.

Com a tragédia da destruição do Antonov An-225 Myria, o mercado abriu espaço para transporte de grandes mercadorias, considerando que nem todos os An-124 estão em operação.

Para entrar de vez no mercado de transporte de cargas e logísticas pesadas, a empresa criou a Airbus Beluga Transport com todos os os A300-600ST disponíveis para compor a frota.

Um executivo da Airbus disse que o Beluga tem uma fuselagem 50% maior do que o Antonov An-124, além de 10% mais larga. A aeronave não foi desenvolvida para transporte tático, mas para determinadas cargas em voos de longa distância.

A certificação da companhia aérea de cargas deverá acontecer em meados de 2023, com a primeira aeronave certificada apenas no início de 2024. O treinamento dos pilotos também estará incluso nas adaptações que a companhia irá realizar.

 

O Airbus A300-600ST Beluga

Desde 1997, o programa Beluga surgiu para entrar em operação no lugar dos Super Guppies.

Desde então, foram construídos cinco A300-600STs foram construídos para transportar seções de fuselagem para as linhas de montagem da Airbus em Toulouse e Hamburgo a partir de instalações de produção na França, Alemanha, Espanha e o Reino Unido.

O Airbus A300-600ST Beluga tem 56,16m de comprimento, com 17,44m de altura e envergadura de 44,84m. Sua fuselagem possui 7,7m de largura, permitindo decolar com peso máximo de 155 toneladas.

Airbus Beluga
Foto: Airbus

O avião era o principal responsável por transportar grandes peças para a montagem de diversas aeronaves da Airbus como das famílias A320 e A380. As asas do A330 e A350 são montadas e enviadas a outro local antes de ir para Toulouse também com Beluga.

Os Belugas transportam seções da estrutura das instalações da Airbus na França, Alemanha, Espanha e Reino Unido para as linhas de montagem de aeronaves comerciais em Toulouse e Hamburgo e para a linha de montagem A400M em Sevilha. O destino mais distante da rede é Ankara, capital turca, onde são recolhidos os componentes do A400M.

Os componentes das linhas de montagem final da família A320 da Airbus em Mobile, EUA, e na cidade chinesa de Tianjin são transportados da Europa por mar, diz Tahiri.

Airbus Beluga BelugaXL Rolls-Royce
Foto: Airbus

Em 2019, a Airbus abriu em Toulouse uma nova instalação para descarregar e carregar dois Belugas de uma só vez, tendo operado anteriormente em uma instalação de uma baía. É a única doca de carregamento de dois compartimentos na rede da Airbus, aponta Tahiri. 

As docas incluem totalmente a seção dianteira do Beluga com portas de hangar especialmente adaptadas para acomodar o formato da fuselagem do transporte externo. Isso permite a abertura da grande porta de carga e o carregamento da aeronave em condições climáticas adversas.

Enquanto o carregamento ao ar livre de um Beluga é limitado a velocidades de vento de 25 kt, Tahiri diz que o novo cais em Toulouse pode ser usado com velocidades de vento de até 42 kt, aguentando as mais severas tempestades.

Uma vantagem adicional é que o Belugas pode ser revertido em 1h20 , enquanto o carregamento ao ar livre requer 2h30, diz Tahiri. A aeronave também pode ser abastecida durante o processo de carregamento.

Foto: Airbus

As duas docas de Toulouse estão equipadas com um sistema automatizado de carga roll-on/roll-off que pode receber a carga do primeiro voo, enquanto as remessas para o próximo estão prontas para o carregamento.

Para o carregamento, a aeronave é levantada com um macaco central acoplado à popa do cockpit. O convés de carga do Beluga é ajustado à rampa de carga de altura fixa do edifício através de um procedimento de alinhamento baseado em laser.

Os aviões Beluga geralmente não transportam seções de estruturas saindo de Toulouse, pois o local é focado na montagem final e não na produção de componentes.