airbus_beluga_xl

A Airbus já iniciou a construção das seções de fuselagem em sua planta de fabricação localizada em Nantes para o que seria o novo Beluga XL, esse fator já permite que a Airbus comece a construção da caixa central de asa para a nova aeronave, que tem a previsão de Roll-Out para 2017.

Várias plantas da Airbus, incluindo Saint Nazaire, Nantes e Hamburgo, e outros fornecedores estão envolvidos na produção de desenhos para o Beluga XL. A Airbus diz que estes componentes serão adaptados daqueles desenvolvidos para o seu A330-200F. A montagem final da aeronave está prevista para começar em 2017 e a entrada em serviço para 2019.

O novo Beluga XL vem para substituir o atual baseado no modelo A300-600ST, já obsoleto em tecnologia, esse novo modelo será baseado na fuselagem de um A330 com amplo compartilhamento de peças com o -200F, a aeronave será 6 metros maior que a atual mas manterá o mesmo conceito de desenho. Ao todo serão construídas 5 Beluga XL que ajudará a Airbus na logística do seu centro de montagem.