Airbus A321XLR
Foto: Airbus

O tão esperado dia chegou, decolou na manhã desta quarta-feira (15), o promissor Airbus A321XLR. A aeronave é uma grande aposta da fabricante europeia para as companhias aéreas que desejam voar longe com custos operacionais mais baixos.

Neste momento o Airbus A321XLR de matrícula F-WXLR está realizando um voo que decolou e vai pousar de volta em Hamburgo na Alemanha. O novo avião europeu está fazendo algumas manobras em voo, entre altitudes mais baixas e também mais altas para testar o novo equipamento.

O A321XLR decolou por volta das 11h04 (horário local) e tem previsão de pouso para às 14h04 nas instalações da Airbus em Hamburgo. 

Você pode acompanhar o primeiro voo do A321XLR no FlightRadar24 clicando aqui.

Recentemente, a Airbus anunciou o seu amplo trabalho de preparação para o primeiro voo, etapa que conta com voos de teste virtuais, incluindo o uso de aviônicos reais para a coleta de dados por engenheiros do fabricante europeu.

Com o primeiro voo realizado, a Airbus conseguiu tal feito em pouco mais de 3 anos desde que lançou o programa do jato de longo alcance.

Com as mudanças de design e do novo tanque, o Airbus A321XLR promete ter um alcance de 8.700km, sendo 15% maior que o seu irmão A321LR. O novo avião é muito aguardado por diversas empresas que planejam voar mais longe com uma aeronave mais eficiente, e talvez até alcançar mercados novos.

Até o momento, existem mais de 450 encomendas ativas para o A321XLR.

 

 

*Matéria será atualizada em breve