Advertisement

Airbus da FAB decola neste domingo para resgatar brasileiros em Israel

Airbus KC-30 (A330) da FAB pousando em Porto Alegre. Modelo é o maior avião da frota militar brasileira. Foto: Gabriel Centeno.

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada pelos Ministérios da Defesa e Relações Exteriores neste domingo (08) para resgatar brasileiros que estão em Israel. Uma aeronave Airbus KC-30 decola ainda hoje para a missão de repatriação. Outros cinco aviões de grande porte também estão à disposição. 

Desde a sexta-feira (07) Israel enfrenta o Hamas após um grande ataque surpresa. A organização jihadista, que tem ligações com o Irã e luta pelo fim da ação israelense na Palestina, disparou mais de 3000 foguetes contra Israel e invadiu o país por terra e mar, atacando civis e militares e capturando equipamentos bélicos, em uma ação sem precedentes. 

Após uma reunião de emergência com o MD e MRE, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, anunciou a missão de repatriação, afirmando ainda que os militares já estavam prontos desde ontem.  Seis aeronaves foram postas em prontidão para resgatar os brasileiros que ainda estão no país: dois Airbus KC-30, dois Embraer VC-2 (ERJ-190) e dois Embraer KC-390 Millennium.

KC-390 FAB Anápolis Israel Hamas
Além do KC-390, jatos VC-2 e KC-390 (foto) foram postos em prontidão para buscar brasileiros em Israel. Foto: Sargento Bianca Viol.

Conforme informações da FAB, um dos KC-30 decola no final desta tarde de Natal (RN) para Roma (Itália), onde ficará até que as embaixadas terminem a lista de repatriação. De lá, seguirá para Tel Aviv. 

“Vamos adequando o tamanho da missão em função das necessidades alocadas pelos nossos ministérios. Estamos com um brigadeiro na embaixada (de Israel) ajudando nessa consolidação de todos os brasileiros, de todas as embaixadas da região, Egito, Jordânia e Israel, para que possamos trazer todos os brasileiros que estão na região, logicamente aqueles que desejarem”, disse o Brigadeiro Damasceno, destacando que muitos já saíram do país em voos comerciais.

O Itamaraty estima que 14 mil brasileiros estão morando em Israel e outros 6 mil na Palestina. Destes, 60 estão sendo monitorados pelo governo por estarem na zona de conflito. Segundo a Agência Brasil, a primeira lista de repatriados deve ficar pronta na segunda-feira (09). É possível que os jatos da FAB usem outros aeroportos além do Tel Aviv.

“Tel-Aviv é o aeroporto que vai repatriar os brasileiros ligados a comunidade israelense. Estamos analisando os outros países e quais aeroportos que nós faremos os resgates da parcela ligada ao Oriente Médio como um todo”, destacou Damasceno.  

No último balanço divulgado por Israel, foram registrados 600 mortos e 1800 feridos. Do outro lado, a Palestina diz que 313 morreram e mais de 2 mil ficaram feridos. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: fab, Israel, Palestina, Repatriação, usaexport