Airbus ITA Airways
Foto: Airbus/Divulgação

A Airbus e a ITA Airways assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para colaborar com a mobilidade aérea urbana (UAM) na Itália. As duas empresas explorarão a criação de serviços de UAM sob medida, identificando casos estratégicos de uso para soluções de mobilidade livre de emissões.

O acordo prevê uma abordagem conjunta em relação aos locais de mobilidade, de modo a conseguir parceiros adicionais para o lançamento seguro e sustentável das operações com as aeronaves de decolagem e pouso vertical elétrico da CityAirbus NextGen (eVTOL), atualmente em desenvolvimento. As partes também concordam em identificar casos piloto com o objetivo de garantir a aceitação pública da UAM, demonstrando o valor agregado que ela pode trazer às comunidades.

O CityAirbus NextGen é um veículo totalmente elétrico equipado com asas fixas, uma cauda em forma de V e oito hélices eletricamente alimentadas como parte de seu sistema de propulsão distribuída exclusivamente projetado. Ele foi projetado para transportar até quatro passageiros – incluindo um piloto – em voos de emissão zero para múltiplas aplicações. CityAirbus NextGen está sendo desenvolvido para voar com um alcance operacional de 80 km e para atingir uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, tornando-o perfeitamente adequado para uma variedade de missões.

Desde 2014, a Airbus vem explorando como a propulsão elétrica pode ajudar a impulsionar o desenvolvimento de novos tipos de veículos aéreos. Em setembro de 2021, a Companhia revelou seu protótipo totalmente elétrico eVTOL, CityAirbus NextGen. A Airbus está desenvolvendo uma solução UAM com eVTOLs não apenas para oferecer um novo serviço de mobilidade, mas também como um passo importante em sua busca para reduzir as emissões na aviação em toda a sua gama de produtos.

Via: Airbus