Airbus A380
Foto: FlightRadar 24

A Airbus se aproxima a cada dia de finalizar as entregas do A380, o maior avião de passageiros do mundo. Produzido desde 2005, e com primeira unidade entregue em 2007, o Super Jumbo está saindo de produção pela baixa demanda por novos aviões deste modelo.

E a penúltima unidade, de matrícula A6-EVR, foi entregue neste final de semana para a Emirates, sem antes realizar um voo cumprindo uma rota especial. Com essa aeronave, a Airbus finaliza a construção de 253 aviões A380. O avião já chegou em Dubai, na base da companhia.

Foto: Júlia Salgueiro

E a fabricante também está realizando os preparativos para entregar nos próximos dias o último Airbus A380, de matrícula A6-EVS e que também vai compor a frota da Emirates. Antes, a aeronave realizou um voo especial, a partir de Hamburgo, desenhando um coração nos céus da Alemanha.

Confira no vídeo abaixo:

Esta “rota” de quatro horas no domingo (12) também foi um dos últimos voos de testes deste Airbus A380. A aeronave será entregue antes do natal após a aceitação da Emirates, finalizando a história da produção do A380.

Na partida em Toulouse, realizada em março após a montagem final, a aeronave fez uma passagem baixa após a decolagem e o famoso “shake down”, um balançar de asas em forma de despedida para o avião que pela última vez decolava de Toulouse como uma aeronave recém-produzida.

Os 80 metros de envergadura, quase 73 metros de comprimento, uma altura equivalente a um prédio de 6 andares (24 metros), fazem do A380 um ícone da tecnologia do século 21, da capacidade e ambição humana, do tão sonhado “transatlântico” que o fundador da Pan Am sugeriu na década de 60.

Interior do A380 da Emirates.

Apesar do apelo de mercado, o A380 é uma aeronave de nicho, transporta muitos passageiros, consome bastante combustível e custa muito para adquirir um exemplar deste modelo.

Esses motivos supracitados fizeram o A380 ter uma vida longa de produção, mas com poucas encomendas, foram apenas 274 desde 2000, sendo que 123 destas são da Emirates.

 

DEIXE UMA RESPOSTA