A Airbus concluiu recentemente a turnê na Ásia e Pacífico de apresentação da sua aeronave Airbus A220, através da versão A220-300. A turnê durou do dia 26 de outubro até o dia 12 de novembro.
A aeronave do modelo A220 utilizada na turnê é um -300 operado pela airBaltic e alugado pela Airbus, que visitou nove destinos em sete países, incluindo as três paradas na Ásia na viagem de volta à Europa.
A primeira parada da turnê foi em Vanuatu, onde a companhia Air Vanuatu opera. A aeronave visitou a Austrália (Sydney e Brisbane), Nova Zelândia (Auckland), Nova Caledônia (Noumea) e Papua Nova Guiné (Port Moresby). No caminho de volta à Europa, a aeronave parou no Camboja (Phnom Penh) e na Índia (Bangalore e Nova Délhi).
Durante apresentações à companhias aéreas, empresas de locação e a mídia local, aproximadamente 1000 convidados visitaram a aeronave que estava parada em um demonstração, e mais de 500 estiveram em voos de demonstração para experimentar o nível de conforto do A220. A aeronave também foi mostrada para a mídia local que atendeu a breves reuniões organizadas em cada parada.
O feedback da maioria dos visitantes tanto sobre a aeronave em demonstração quanto aos voos foi muito positivo, com convidados dando ênfase em quanto eles gostaram da grande, luminosa e silenciosa cabine.
O airBaltic A220-300 está equipado com uma cabine de passageiros de classe única com 145 assentos. Como em todas as aeronaves A220, o layout compreende três assentos de um lado do corredor e dois do outro.
O A220 está disponível em duas versões, com o A220-100 com capacidade entre 100 e 130 passageiros e o A220-300 maior com capacidade entre 130 e 160, em layouts típicos de linhas aéreas.
A Airbus diz que o A220 oferece capacidade de alcance estendido de até 6400 km. Isso torna a aeronave especialmente adequada para o tipo de operações observadas na região do Pacífico, incluindo rotas de curta a média distância entre as várias nações insulares, bem como rotas mais longas para a Austrália e Nova Zelândia.
No final de setembro de 2019, clientes em todo o mundo haviam feito pedidos de 525 aeronaves da família A220, com cerca de 90 desses aviões já em serviço com seis operadores.