Airbus A350F
Projeção: Airbus

A versão de carga do moderno Airbus A350F ganhou nesta semana as suas primeiras encomendas. A empresa Air Lease Corporation assinou uma Carta de Intenções para ter sete aviões A350F na sua “frota” de aeronaves.

A aeronave, logicamente, deve operar em alguma companhia aérea ainda não revelada, visto que a encomenda partiu de uma empresa de leasing.

A Airbus revelou durante o Dubai Airshow que planeja um A350 cargueiro capaz de levar até 109 toneladas a bordo. Em comparação com o atual 777F, baseado no 777-200LR, esta capacidade divulgada pela fabricante permite levar 5 toneladas a mais.

Transportando todas as 109 toneladas possíveis, a aeronave ainda assim terá um excelente alcance de 8700 km. A fabricante também divulgou um alcance acima de 11000 km com 92 toneladas a bordo.

A porta de carga terá 3,7 m de largura e 3,14 m de altura e, excepcionalmente, será posicionada na parte traseira. As considerações sobre o centro de gravidade e a facilidade de carregamento influenciaram essa decisão.

De acordo com Crawford Hamilton, Chefe de Marketing da Airbus, isso possibilita que a parte central da aeronave receba um pallet único de 30 toneladas. Contudo, a porta traseira adiciona uma característica ao carregamento, que precisa ser realizado levando os pallets da porta traseira para a parte da frente da aeronave.

Com uma porta gigante, o A350F poderá receber até mesmo grandes motores de aeronaves, incluindo o General Electric GE-9X que equipa o Boeing 777X, que provavelmente terá uma versão cargueira. 

A Airbus ainda tirará cinco seções da fuselagem dianteira do A350-100 para encurtar o A350 em 3,17 metros. O cargueiro deverá utilizar os mesmos motores do A350-1000, os Rolls-Royce Trent XWB de 96000 lbs de empuxo (cada).

O A350F estará disponível a partir de 2025 e terá um peso máximo de decolagem de 317 toneladas, em comparação com 319 toneladas para o A350-1000. Hamilton disse que o A350F é uma alternativa direta para substituir o Boeing 747-400 nos próximos anos.

 

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