H160 Airbus Helicopter- Foto: Airbus

A Ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly, anunciou que o lançamento do programa Joint Light Helicopter (Hélicoptère Interarmées Léger; HIL) foi antecipado para 2021.

O programa HIL, para o qual o H160 da Airbus Helicopters foi selecionado em 2017, foi inicialmente programado para ser lançado em 2022 pela atual lei do orçamento militar. O lançamento antecipado do programa permitirá a entrega dos primeiros helicópteros H160M às Forças Armadas francesas em 2026.

Durante uma visita à sede da Airbus Helicopters, o ministro também revelou o modelo em tamanho real do H160M que será apresentado no estande do Ministério das Forças Armadas no Paris Air Show, que acontecerá no próximo mês. O helicóptero também recebeu seu nome oficial e será designado como “Guépard” (“Cheetah”) pelas Forças Armadas francesas.

H160 Airbus Helicopter- Foto: Airbus

O H160 foi projetado para ser um helicóptero modular, permitindo que sua versão militar, com uma única plataforma, realize missões que vão desde a infiltração de comando a interceptação aérea, apoio de fogo e guerra anti-navio para atender às necessidades do exército, Marinha e Força Aérea através do programa HIL.

“Estamos orgulhosos que o HIL seja considerado um programa estratégico. Gostaria de agradecer ao Ministério, à Agência Francesa de Aquisições de Defesa (DGA) e às Forças Armadas pela sua confiança e pela estreita colaboração que ajudou a criar as condições para que o programa fosse apresentado no âmbito da atual lei do orçamento militar. Isso permitirá acelerar a substituição da antiga geração de aeronaves, otimizando o suporte e a disponibilidade da frota de helicópteros do estado francês ”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. 

“Nossas equipes estão comprometidas em entregar uma aeronave em 2026 que atenda às necessidades das forças armadas francesas em termos de disponibilidade, desempenho e capacidade, permitindo que ela se torne rapidamente a nova referência no mercado de helicópteros militares de médio porte do mundo”, completa.

Foto: Airbus

Construído em torno de uma plataforma que entrará em serviço no próximo ano, o programa HIL se beneficiará de muitas das vantagens inerentes ao H160 civil, particularmente em termos de suporte, com manutenção simplificada e custos operacionais mais baixos do que a geração anterior de helicópteros nesta categoria.