Airbus A400M
Foto: Airbus/Divulgação

A Airbus testou com sucesso um kit de demonstração de combate a incêndio removível no avião de transporte A400M, durante uma campanha de testes em voo na Espanha.

A campanha de testes ocorreu em condições de luz do dia com uma altitude operacional mínima de 150 pés, velocidades de voo tão baixas quanto 125 nós e quedas envolvendo até 20 toneladas de água do tanque em menos de 10 segundos.

O principal objetivo da campanha é validar a quantidade e o tempo de queda de água, bem como a capacidade do A400M de realizar essa nova função com o kit.

O desenvolvimento deste protótipo e os testes foram realizados em estreita colaboração com o 43º Grupo da Força Aérea Espanhola, bem como as autoridades europeias em operações de combate a incêndios e o Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico (MITECO).

“O desenvolvimento deste kit de combate a incêndios é parte intrínseca de nossa jornada para ajudar a criar um mundo mais sustentável e seguro, não apenas por nossas ações, mas também por nossos produtos. Acreditamos firmemente que o A400M pode desempenhar um papel vital na luta contra a crescente ameaça representada pelos incêndios florestais e apoiar a restauração dos sistemas sociais e ambientais”, disse Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space.

Confira toda a ação no vídeo abaixo:

A solução de combate a incêndio da Airbus criada para o A400M é um kit roll-on/roll-off (RORO) que não requer modificação na aeronave e, portanto, é intercambiável com qualquer aeronave da frota do A400M.

A água é armazenada em um tanque fixo no porão de carga e distribuída por duas portas independentes. Essas portas são conectadas a dois tubos de inundação, de modo que quando a descarga é acionada, a água é expelida através de duas seções no final da rampa.

A introdução desta solução RORO permite uma reação rápida a incêndios imprevistos e reconfiguração da aeronave para qualquer uma das suas outras funções.

Devido à sua capacidade de voo de baixo nível e manobrabilidade em baixas velocidades, o A400M pode lançar com precisão cargas de água em altitudes muito baixas, de até 150 pés.

Futuramente, além do desenvolvimento da versão de produção deste kit, a Airbus irá analisar esta operação também em condições noturnas, reforçando a eficiência e eficácia da missão.