Airbus A321XLR Aeronave Airbus
Foto: Airbus

A Airbus está se preparando para iniciar a montagem de sua nova e esperada aeronave da família A320. Trata-se do Airbus A321XLR, uma das aeronaves mais esperadas dos últimos tempos, o modelo tem diversas encomendas.

A fabricante europeia fez o anuncio que está preparando suas instalações para todos os componentes do A321XLR estarem prontos para instalação. Esse pode ser um dos maiores projetos da Airbus, a aviação tem mudado nos últimos tempos principalmente em relação a aeronaves para voos mais longos.

Ao mesmo tempo que grandes expectativas estejam com o novo avião, a Airbus está vendo seu maior avião sendo ‘desfeito’ pelo mundo todo. O A380 tem sido cada vez mais retirado de operação, o principal motivo é a crise global de saúde com a pandemia de Covid-19 que praticamente obrigou diversas empresas a reduzirem seus custos o máximo que der.

“A produção de componentes para a primeira aeronave de teste de vôo A321XLR está progredindo através de sites em todo o mundo, para componentes grandes e pequenos, bem como sistemas, o sistema de produção, em particular, está agora ganhando vida, com nossas equipes recebendo os desenhos de design da Airbus e dos principais parceiros de design de risco e trazendo-os à realidade física. Esse progresso já está permitindo que as fábricas da Airbus na Europa e no Reino Unido preparem suas operações ‘piloto’ para a fase de montagem de componentes principais que começará no final deste ano”. Disse Gary O’Donnell, chefe do programa do Airbus A321XLR.

A montagem final deverá acontecer no segundo semestre desse ano, pois até lá a fabricante deverá fazer alterações no projeto. A aeronave terá um alcance maior do que as demais da família A320, por isso alterações na parte central e traseira da aeronave precisam ser modificadas. 

A Airbus vai acrescentar um tanque de combustível na parte de trás do avião, no qual a fabricante deu nome de Tanque Central Traseiro (RCT). A parte de trás, aonde será instalado o novo tanque será feita em Hamburgo. 

O A321XLR deverá ser montado aonde as partes dianteira e traseira do Airbus A380 era montado há algum tempo. O espaço destinado ao novo avião será de 228 metros de cumprimento com 120 metros de altura. 

Com as mudanças de design e do novo tanque, o Airbus A321XLR promete ter um alcance de 8.700km, sendo 15% maior que o seu irmão A321LR. O novo avião é muito aguardado por diversas empresas que planejam voar mais longe com uma aeronave mais eficiente, e talvez até alcançar mercados novos.