No último domingo (23) duas aeronaves quase entram em rota de colisão na Flórida nos EUA, uma havia acabado de decolar e a outra estava retornando para o aeroporto. Os aviões envolvidos no incidente foram um Airbus A320 da Allegiant Air e um Gulfstream IV da empresa JetEdge.
O Airbus A320 da Allegiant Air estava cumprindo o voo 485, que havia decolado do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale (FLL) em Miami com destino a Lexington (LEX). A aeronave de matrícula N229NV teve problemas com menos de 30 minutos de voo e seguiu as orientações do controle de tráfego aéreo para permanecer a 23 mil pés e retornar para o aeroporto.
O outro avião, um Gulfstream IV da JetEdge de matrícula N86MS, estava cumprindo o voo EDG86 tendo decolado do Aeroporto Executivo de Fort Lauderdale (FXE) com destino a Hilton Head Island (HHH) na Carolina do Sul. Como seria um voo realtivamente curto, o jato voava também a 23 mil pés.
O voo da Allegiant Air foi orientado a curvar para o leste ainda a 23 mil pés para iniciar uma aproximação para pouso em Fort Lauderdale, no mesmo instante o alarme do sistema anti-colisão (TCAS) soou na cabine sendo necessária uma manobra para evitar a colisão com o jato executivo que voava em direção ao norte.
O TCAS também acionou um alarme na cabine do Gulfstream, instruindo o jato a descer de altitude enquanto o A320 subiu. As aeronaves passaram segundo dados do FlightRadar24 a 2,59 milhas (4.16 km) em distância lateral uma da outra, em uma separação vertical de 1.175 pés de altitude (358 metros) às 17h53 (UTC).
A manobra feita pelos pilotos do Airbus A320 da Allegiant Air causou ferimentos a um comissário de bordo, o avião pousou por volta das 18h34 (UTC). O Gulfstream da JetEdge seguiu viagem e chegou na Carolina do Sul por volta das 18h44 (UTC).
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) emitiu um comunicado sobre o incidente e informou que uma investigação foi iniciada.
“O voo Allegiant Air 485, um Airbus A320, realizou uma ação evasiva no domingo, 23 de julho, depois que o piloto recebeu um alerta automático sobre outra aeronave na mesma altitude. Um controlador de tráfego aéreo no Miami Air Route Traffic Control Center instruiu o vôo 485 a virar para o leste a uma altitude de 23.000 pés quando cruzou na frente de um jato executivo Gulfstream no sentido norte. O piloto do Gulfstream também tomou medidas evasivas após receber um alerta semelhante. O vôo 485 voltou ao Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale, onde um comissário de bordo com ferimentos foi tratado. A FAA está investigando o incidente.”
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Com informações do FlightRadar
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