Advertisement

Alarme do TCAS evita que dois aviões entrem em rota de colisão na Flórida; manobra deixa comissário ferido

Aviões TCAS colisão Flórida EUA Airbus A320 Allegiant Air JetEdge Gulfstream

No último domingo (23) duas aeronaves quase entram em rota de colisão na Flórida nos EUA, uma havia acabado de decolar e a outra estava retornando para o aeroporto. Os aviões envolvidos no incidente foram um Airbus A320 da Allegiant Air e um Gulfstream IV da empresa JetEdge. 

O Airbus A320 da Allegiant Air estava cumprindo o voo 485, que havia decolado do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale (FLL) em Miami com destino a Lexington (LEX). A aeronave de matrícula N229NV teve problemas com menos de 30 minutos de voo e seguiu as orientações do controle de tráfego aéreo para permanecer a 23 mil pés e retornar para o aeroporto.

O outro avião, um Gulfstream IV da JetEdge de matrícula N86MS, estava cumprindo o voo EDG86 tendo decolado do Aeroporto Executivo de Fort Lauderdale (FXE) com destino a Hilton Head Island (HHH) na Carolina do Sul. Como seria um voo realtivamente curto, o jato voava também a 23 mil pés.

O voo da Allegiant Air foi orientado a curvar para o leste ainda a 23 mil pés para iniciar uma aproximação para pouso em Fort Lauderdale, no mesmo instante o alarme do sistema anti-colisão (TCAS) soou na cabine sendo necessária uma manobra para evitar a colisão com o jato executivo que voava em direção ao norte.

O TCAS também acionou um alarme na cabine do Gulfstream, instruindo o jato a descer de altitude enquanto o A320 subiu. As aeronaves passaram segundo dados do FlightRadar24 a 2,59 milhas (4.16 km) em distância lateral uma da outra, em uma separação vertical de 1.175 pés de altitude (358 metros) às 17h53 (UTC).

A manobra feita pelos pilotos do Airbus A320 da Allegiant Air causou ferimentos a um comissário de bordo, o avião pousou por volta das 18h34 (UTC). O Gulfstream da JetEdge seguiu viagem e chegou na Carolina do Sul por volta das 18h44 (UTC).

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) emitiu um comunicado sobre o incidente e informou que uma investigação foi iniciada.

“O voo Allegiant Air 485, um Airbus A320, realizou uma ação evasiva no domingo, 23 de julho, depois que o piloto recebeu um alerta automático sobre outra aeronave na mesma altitude. Um controlador de tráfego aéreo no Miami Air Route Traffic Control Center instruiu o vôo 485 a virar para o leste a uma altitude de 23.000 pés quando cruzou na frente de um jato executivo Gulfstream no sentido norte. O piloto do Gulfstream também tomou medidas evasivas após receber um alerta semelhante. O vôo 485 voltou ao Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale, onde um comissário de bordo com ferimentos foi tratado. A FAA está investigando o incidente.”

Veja também:

 

 

Com informações do FlightRadar

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Aeronaves, news, usaexport