Advertisement

Alemanha anuncia compra surpresa de mais caças Eurofighter Typhoon

Chanceler da Alemanha Olaf Scholz anunicou compra de mais 20 Eurofighter Typhoon para a Lutwaffe. Foto: Stefan Petersen/Luftwaffe.

O chanceler Olaf Scholz anunciou nesta quarta-feira (05) a aquisição de mais 20 caças multimissão Eurofighter Typhoon para a Força Aérea da Alemanha (Luftwaffe). A ‘compra surpresa’ foi revelada em seu discurso na abertura do salão aeroespacial ILA Berlin 2024.

“Queremos uma indústria aeroespacial forte na Alemanha e na Europa. Isto inclui o planejamento da segurança na indústria de defesa. É por isso que garantimos encomendas confiáveis ​​– inclusive encomendando mais 20 Eurofighters durante este período legislativo”, disse Scholz. O chanceler alemão também disse estar comprometido “com novas perspectivas para o Eurofighter em termos de exportações. Já tive a oportunidade de visitar as instalações do Eurofighter em Manching em janeiro. Devemos garantir a utilização contínua da capacidade lá.” 

A encomenda será incluída aos 38 jatos já adquiridos junto ao Programa Quadriga, um investimento de US$ 5,8 bilhões. A nova compra eleva para 58 o número de caças encomendados para a Luftwaffe, que deve começar receber os novos Eurofighter a partir de 2025. 

Para de caças Eurofighter Typhoon da Alemanha. Foto: Luftwaffe.
Para de caças Eurofighter Typhoon da Alemanha. Foto: Luftwaffe.

A Airbus, maior participante do conglomerado Eurofighter, comemorou a ‘surpresa’. “Saudamos esta decisão como um passo importante na direção certa para manter a competência da Alemanha na fabricação de aeronaves militares e para desenvolver ainda mais o Eurofighter”, celebrou, pelo X, o braço de defesa da fabricante de aviões.

Giancarlo Mezzanatto, CEO da Eurofighter Gmbh diz que o anúncio de Scholz é uma excelente notícia. “O Eurofighter Typhoon será a espinha dorsal da defesa da Europa nas próximas décadas”, sublinhou. 

Conforme observa o portal Flightglobal, a aquisição dos Eurofighters adicionais permitirá à Força Aérea Alemã manter o tamanho da sua frota durante um projeto para modificar 15 exemplares em serviço para uma nova versão de guerra eletrônica, ou padrão do modelo EK. Segundo o levantamento World Air Forces 2024, a Luftwaffe possui pouco mais de 130 Eurofighter Typhoon em atividade. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Alemanha, Eurofighter Typhoon, Luftwaffe