Advertisement

Airbus encomenda sistema de guerra eletrônica da Saab para caças Eurofighter da Luftwaffe

Caças Eurofighter Typhoon da Luftwaffe terão versão de guerra eletrônica com sistema Arexis da Saab. Imagem: Airbus.

A futura fora de caças Eurofighter Typhoon de guerra eletrônica da Força Aérea da Alemanha (Luftwaffe) será equipada com a suíte de sensores Arexis da Saab. Na terça-feira (26), a fabricante sueca anunciou uma encomenda da Airbus Defence & Space para os sistemas que serão incorporados aos jatos. 

O Arexis já havia sido selecionado pelo Escritório Alemão de Compras de Defesa em junho de 2023. Segundo a Saab, este pedido marca o início da primeira fase da entrega do Arexis dentro do programa Eurofighter EK. Serão 15 aviões de uma variante do Typhoon especializada em missões de ataque eletrônico, como supressão e destruição de defesas aéreas inimigas (SEAD/DEAD) e interferência eletrônica. Essas aeronaves substituirão o Panavia Tornado ECR da Luftwaffe, que deverá ser desativado a partir de 2030.

“Nossa sólida experiência no desenvolvimento de sistemas de guerra eletrônica para plataformas aéreas e nossa cooperação de longa data com a Airbus serão cruciais para apoiar a entrega do Eurofighter EK à Força Aérea Alemã”, disse Micael Johansson, CEO e Presidente da Saab. “Combinando hardware avançado e software habilitado para IA, nosso conjunto de sensores Arexis fortalecerá a defesa alemã com capacidade de guerra eletrônica preparada para o futuro nas próximas décadas.”

Já usado no Gripen, conjunto Arexis EW será integrado ao Eurofighter EK da Alemanha. Saab/Divulgação.
Já usado no Gripen, conjunto Arexis EW será integrado ao Eurofighter EK da Alemanha. Saab/Divulgação.

A Saab será apoiada por seu parceiro estratégico de IA, a Helsing, que fornecerá sua plataforma de inteligência artificial para operação com o conjunto Arexis. O equipamento apresenta software inteligente e componentes modulares de alta tecnologia com dimensões reduzidas em uma arquitetura comprovada e testada e se adapta perfeitamente a qualquer avião de caça. O Arexis já está presente nos caças JAS-39 Gripen E. 

O conjunto Arexis Electronic Warfare da Saab oferece consciência situacional crítica. Seja totalmente integrado a bordo de uma aeronave, em uma cápsula missionada ou como carga útil em um veículo não tripulado, ele oferece capacidades de guerra eletrônica defensivas e ofensivas incomparáveis. Os sistema desenvolvido pela Saab permite ao usuário detectar, localizar e identificar emissores de radar em ambientes eletromagnéticos complexos e congestionados. 
 
Via Saab

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Airbus, Eurofighter Typhoon, Guerra Eletrônica, SAAB