Advertisement

Com F-39 Gripen em exposição, FAB recebe 50 mil pessoas na Base Aérea de Belém

Cerca de 50 mil pessoas estiveram na Base Aérea de Belém e conheceram de perto o F-39 Gripen, novo avião de caça da FAB. Foto: BABE/Divulgação.

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no último domingo (24) o primeiro evento de portões abertos de 2024, recebendo o público na Base Aérea de Belém (PA). O evento contou com a presença do novo avião de caça do país, o F-39 Gripen, que está na capital paraense para a realização de testes no clima do Norte brasileiro.

Segundo a administração da base, 50 mil pessoas participaram do evento no último final de semana, que contou com sorteios, exposição de aeromodelos, shows e atrações culturais e sobrevoo de aeronaves. Mesmo com a chuva, o público conheceu de perto helicópteros e aviões de transporte e patrulha marítima. A demonstração de rapel com um helicóptero Pantera K2 da Aviação do Exército Brasileiro foi um dos pontos altos do show.

Chuva não afastou público da base na capital do Pará. Foto: BABE/Divulgação.
Chuva não afastou público da base na capital do Pará. Foto: BABE/Divulgação.

Até mesmo um veterano helicóptero H-1H Huey foi aberto para visitações. Já aposentado pela FAB, o modelo é famoso por sua ampla utilização na Guerra do Vietnã e outros grandes conflitos. 

Ainda assim, o Gripen foi a grande atração. Ao contrário de outros eventos, o caça não voou nos portões abertos de Belém, permanecendo dentro do hangar do Esquadrão Tracajá. Além disso, o evento ocorreu fora da tradicional temporada de portões abertos da FAB – que começa por volta de setembro e se estende até o mês seguinte – justamente pela presença do caça na base.

Usado especialmente em voos de testes, o Gripen 4100 chegou na Cidade das Mangueiras há cerca de 10 dias, carregando tanques de combustível auxiliares e mísseis ar-ar, marcando a primeira vez que o F-39 foi visto nesta configuração. Dentro do hangar, tanques, mísseis IRIS-T de curto alcance e um míssil Meteor para combate além do alcance visual completavam a exposição estática do potente avião. 

Exposto com armamentos, caça Gripen foi grande atração dos portões abertos da BABE. Foto: Divulgação.
Exposto com armamentos, caça Gripen foi grande atração dos portões abertos da BABE. Foto: Divulgação.

Sobre a base de Belém

Localizada junto do Aeroporto Internacional de Belém – Val-de-Cans, a BABE é uma das principais organizações da FAB no norte do Brasil. A história da organização remonta aos anos 1930, mas só em 1944 a base foi oficialmente criada. 

A Base Aérea de Belém hoje é sede para unidades aéreas da Força Aérea, Marinha e Exército Brasileiros. Pela FAB, estão lá os esquadrões Netuno (3º/7º GAv) e Tracajá (1º ETA), de patrulha e transporte, respectivamente, usando aviões P-95, C-95, C-97 e C-98. Em 2019 a Marinha ativou na BABE o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), com os helicópteros UH-15 Super Cougar (Airbus H225M).

Finalmente, em 2022, foi a vez do Exército instalar o seu Destacamento de Aviação do Exército (DstAvEx) do Comando Militar do Norte (CMN). A unidade emprega helicópteros HM-4 Jaguar e HM-1A Pantera K2 nas suas atividades. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Base Aérea de Belém, Belém, F-39 Gripen, fab, Portões Abertos