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Com tanques e mísseis, F-39 Gripen pousa em Belém pela primeira vez

F-39E Gripen FAB 4100, escoltado por um caça F-5EM durante seu primeiro voo no espaço aéreo brasileiro. Foto: Sgt. Johnson Barros/FAB.

O Saab F-39 Gripen realizou na sexta-feira (15) o seu primeiro pouso em Belém (PA). O caça de matrícula FAB 4100 estará na capital paraense pelos próximos dias, realizando voos de teste no norte brasileiro.

A chegada do novo jato da Força Aérea Brasileira ao Aeroporto Internacional Val-de-Cans foi registrada pelo fotógrafo @giovanycruzspotter. O F-39 também será uma das principais atrações do evento de Portões Abertos da Base Aérea de Belém (BABE), a ser realizado no dia 24/03. 

 
 
 
 
 
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Facilmente reconhecido pela característica bandeira nacional estilizada na cauda, o F-39E pousou em Belém carregando um par de tanques de combustível externos sob as asas e mísseis de curto alcance IRIS-T, nas pontas das asas, provavelmente em versões inertes.

Esta é a primeira vez que um Gripen do Brasil é visto nesta configuração. Com os tanques, cada um com cerca de 1330 litros de combustível, o caça fez um voo direto da planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP) até o Pará, uma distância de quase 2600 quilômetros. Para termos de comparação, o raio de combate do caça é de 1300 km, carregando seis mísseis ar-ar e um tanque externo. 

O FAB 4100 é o primeiro Gripen brasileiro, e desde que chegou ao país em setembro de 2020 está em uso com o Gripen Flight Test Centre (GFTC), na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O GFTC é composto por funcionários da Saab e da empresa brasileira e realiza testes, ensaios e avaliações para obter diversas certificações para o F-39 e JAS-39 Gripen E. Recentemente, o mesmo avião foi visto em voos de testes usando as novas modificações aerodinâmicas nas asas. 

Gripen no Brasil 

O Saab JAS-39 Gripen E foi selecionado para ser o novo avião de caça da Força Aérea em dezembro de 2013, na época em que era mais chamado de Gripen NG. O delta-canard sueco superou o Dassault Rafale francês e o Boeing F/A-18 Super Hornet dos Estados Unidos. Em 2014, o governo assinou o acordo para a compra de 36 caças – 28 da versão monoposta e 8 da versão de dois assentos – e transferência de tecnologia. 

Caças F-39 Gripen do Esquadrão Jaguar da Força Aérea Brasileira. Foto: SAAB
Caças F-39 Gripen do Esquadrão Jaguar da Força Aérea Brasileira. Foto: SAAB/Divulgação.

Após a chegada do FAB 4100 de testes em 2020, os primeiros aviões operacionais foram entregues ao Brasil em abril de 2022 e transferidos para o 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, da Base Aérea de Anápolis. Conhecido por ter empregado os caças Dassault Mirage, o GDA tem a missão de implantar o novo avião. 

Até agora, a FAB já recebeu oito aviões, sendo sete operacionais, e negocia com a Saab e a Suécia a compra de mais Gripens. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Belém do Pará, F-39, fab, Gripen