Concepção artística de um P-8 Poseidon nas cores da Marinha Alemã. Imagem via Dominic Perry.

O Ministério da Defesa da Alemanha assinou hoje (30) a compra de cinco jatos de patrulha marítima Boeing P-8A Poseidon para substituir os P-3C Orion da sua Marinha. As aeronaves serão adquiridas através do programa de Foreign Military Sales do Governo dos Estados Unidos. 

Ainda em março o Departamento de Estado dos EUA, através Agência de Cooperação em Segurança e Defesa aprovou a venda das aeronaves à Alemanha. Na quarta-feira passada (23), o Parlamento aprovou a aquisição dos aviões. O negócio é avaliado em 1.4 bilhão de Euros, US$ 1.77 bilhão.

“A venda proposta melhorará a capacidade da Alemanha de enfrentar as ameaças atuais e futuras, fornecendo recursos essenciais para as operações marítimas da coalizão. A Alemanha atualmente opera o Lockheed P-3C Orion, mas essa aeronave está chegando ao fim de sua vida útil e se aposentará em 2024”, diz o comunicado da DSCA.

Lockheed P-3C Orion da Marinha Alemã. Foto via DefenseNews.

“A Boeing tem a honra de fornecer à Alemanha a aeronave de vigilância marítima mais capaz do mundo”, disse Michael Hostetter, vice-presidente de Defesa, Espaço e Segurança da Boeing na Alemanha, em comunicado da fabricante divulgado nesta manhã. 

“Continuaremos a trabalhar com o governo dos EUA, o governo alemão e a indústria para estabelecer um pacote robusto de sustentação que garantirá que a frota P-8A da Marinha Alemã esteja pronta para a missão.”

“Trazer essa capacidade para a Alemanha não é possível sem as contribuições da indústria alemã”, disse o Dr. Michael Haidinger, presidente da Boeing Alemanha, Europa Central e Oriental, Benelux e países nórdicos. “Com o P-8A, expandiremos nossa colaboração com empresas alemãs, criaremos novos empregos e contribuiremos para o crescimento econômico local de longo prazo.”

P-8 Poseidon e P-3 Orion: Foto: US Navy.

As empresas alemãs que já fornecem peças para o P-8A incluem Aljo Aluminium-Bau Jonischeit GmbH e Nord-Micro GmbH. Recentemente, a Boeing assinou acordos com ESG Elektroniksystem-und Logistik-GmbH e Lufthansa Technik para colaborar na integração de sistemas, treinamento, suporte e trabalho de sustentação.

 Ao trabalhar com fornecedores locais, a Boeing fornecerá soluções de suporte, treinamento e manutenção que trarão a mais alta disponibilidade operacional para cumprir as missões da Marinha Alemã.

DEIXE UMA RESPOSTA