Alliance Airlines vende seus Fokker 50 e passa a operar somente jatos em sua frota

por Aeroflap

Fokker 50 Alliance Airlines

A Alliance Airlines confirmou hoje (09), que vendeu suas cinco aeronaves Fokker 50 por aproximadamente US$ 4,6 milhões, com isso a empresa passará a contar somente com jatos em sua frota.

A companhia aérea australiana atualmente é a maior operadora de Fokker do mundo, tendo em sua frota 14 F70, 25 F100 e 20 Embraer E190. O cliente que comprou os antigos turboélices não foi identificado.

Com a retirada dos Fokker 50, a Alliance vai ter uma redução de custos operacionais em pelo menos AU$ 12,1 milhões (dólar australiano). 

Os Fokker 50 da Alliance eram utilizados principalmente na base de Adelaide, onde voavam constantemente para Olympic Dam (OLP) para realizar o transporte de operários das mineradoras.

Recentemente a pista de Olympic Dam (OLP) passou por reformas e permitiu a operação de jatos, algo que se tornou preferência dos trabalhadores que utilizam a frota da Alliance para chegar até as mineradoras. 

“A empresa concluiu uma revisão na frota do Fokker 50, que incluiu o uso da aeronave turboélice para clientes existentes e potenciais. Esmagadoramente, a preferência desses clientes era por aeronaves a jato tanto Fokker como Embraer em seus serviços de fretamento”, disse a Alliance em comunicado ao mercado.

“Além disso, as rotas alternativas mais curtas com menor necessidade de passageiros foram consideradas não essenciais para o negócio da Alliance. Portanto, concluiu-se que a frota de turboélices deve ser aposentada antecipadamente e posteriormente vendida”, completou.

CEO da empresa renuncia

Além da venda das aeronaves, o mercado foi surpreendido com a renuncia do CEO da Alliance Lee Schofield, que pediu desligamento imediato. 

O executivo Lee Schofield informou que os motivos que levaram ao seu desligamento foram motivos pessoais.

“O Conselho gostaria de expressar nossos sinceros agradecimentos a Lee por seu compromisso e contribuição à Alliance nos últimos dez anos e durante os últimos sete anos como CEO. Desejamos-lhe felicidades”, disse o presidente da Alliance Airlines, Steve Padgett.

O executivo diretor do Conselho da companhia, Scott McMillan, deverá assumir o cargo de CEO.

 

 

Com informações da Simple Flying

Sair da versão mobile