American Airlines deve reduzir em 30% a equipe de administração e gerenciamento

por Aeroflap

American Airlines

Uma carta aos funcionários da American Airlines divulgada na quarta-feira mostra que a companhia aérea pode precisar cortar cerca de 30% dos empregos de administração e gerenciamento.

A administração da empresa alertou ainda que os funcionários da linha de frente também podem precisar ir, pois a companhia aérea está reduzindo o tamanho de sua frota como resultado do COVID-19.

Em uma carta para a equipe, o vice-presidente executiva de pessoas e engajamento global, Elise Eberwein disse que, apesar do resgate concedido no pacote CARES e aumentos adicionais de liquidez, a American Airlines deve planejar operações menores no “futuro próximo”. Além disso, deve reduzir suas despesas mais significativas como custos de remuneração e benefícios.

“As acelerações de aposentadoria de frotas estão em andamento e voaremos cerca de 100 aeronaves a menos no próximo verão – principalmente corpos largos – do que tínhamos planejado originalmente”, disse Eberwein. “Além disso, administrar uma companhia aérea menor significa que precisaremos de uma equipe de gerenciamento e suporte que seja aproximadamente 30% mais enxuta”. Completou.

Os grupos de funcionários incluídos nos 30% são aqueles que trabalham em administração, marketing, planejamento, finanças e outras funções semelhantes. Essa é uma das poucas forças de trabalho que podem ser cortadas sem que a empresa passe por sindicatos.

A American começará oferecendo ofertas voluntárias, mas passará a dispensas se não houver compradores suficientes. A “separação involuntária” será comunicada em julho, mas os funcionários permanecerão na folha de pagamento até setembro. Não haverá indenização para quem for dispensado, mas eles manterão os privilégios de voo por um ano.

A categoria de funcionários afetados significa que a sede da companhia aérea perto do Dallas International Aiport pode ser atingida. Doze mil funcionários trabalham em um novo prédio de US$ 350 milhões destinado a acomodar uma força de trabalho em crescimento pré-pandemia.

 

Sair da versão mobile