JetSmart

Reforçando sua presença na América do Sul, a American Airlines e a ultra-low-cost chilena assinaram cartas de intenções, onde a companhia dos Estados Unidos adquire participações acionárias minoritárias da empresa aérea sul-americana. Assim, a American Airlines expande ainda mais sua presença na região através da parceria comercial junto à JetSMART. 

Em comunicado, a American afirma que a parceria proposta uniria de maneira única o serviço completo e a presença global da companhia com a rede complementar da ultra-low-cost na América do Sul, oferecendo tarifas competitivas e opções de viagens expandidas para passageiros na América do Sul e do Norte.

“Este investimento proposto na JetSMART daria aos clientes acesso à maior rede, tarifas mais baixas e melhor programa de fidelidade para viagens nas Américas”, disse Vasu Raja, diretor de receita da American. 

American Airlines EUA Vacinação
Foto: Gabriel Melo/Aeroflap

“Isso permitiria que a JetSMART e a American crescessem de forma agressiva e lucrativa em toda a América Latina conforme a demanda se recuperasse, preservando os melhores aspectos do modelo de negócios de cada operadora. Essa parceria também tornaria o AAdvantage o maior programa de fidelidade de viagens das Américas, criando mais maneiras para os clientes ganharem prêmios de viagens e usarem suas milhas para acessar novos destinos e benefícios de elite globalmente, independentemente de ganharem na América Latina ou na América do Norte.”

Operando no Chile e na Argentina, a JetSMART é uma companhia aérea do portfólio da Indigo Partners, uma das principais desenvolvedoras de companhias aéreas de ultrabaixo custo de nova geração. JetSMART opera uma frota moderna de aeronaves Airbus A320 e oferece serviços domésticos e internacionais de curta distância para 33 destinos em toda a América do Sul. 

A American atende a América Latina desde 1942 e oferece serviços para 17 destinos na América do Sul a partir de seus hubs nos EUA em Dallas-Fort Worth, Miami e Nova York. Por meio do codeshare das duas companhias aéreas, os clientes poderiam viajar sem problemas pelas Américas, destaca a aérea estadunidense. 

“Esperamos trabalhar com a American para continuar oferecendo tarifas baixas e opções de escolha para o cliente em toda a América do Sul”, disse Bill Franke, fundador e sócio-gerente da Indigo Partners.

Estuardo Ortiz, CEO da JetSMART, acrescentou: “Ao conectar e expandir nossas respectivas redes e manter nossos modelos de negócios distintos, vemos uma proposta de valor atraente. Quando concluída, esta parceria proposta aceleraria o caminho da JetSMART para se tornar a principal transportadora de baixo custo da América do Sul, ao mesmo tempo que expandiria os serviços para os clientes da American.”

JetSmart Chile Airbus A320neo

De acordo com a transação proposta, a American investirá na JetSMART para facilitar esse crescimento e dar à American uma participação minoritária na companhia aérea sul-americana de curta distância. Além disso, a American e a Indigo Partners se comprometeriam em conjunto com o fornecimento de capital adicional para financiar oportunidades futuras em potencial na região. 

A American pode fortalecer e aumentar sua rede sul-americana por meio dessa parceria proposta para atrair mais viajantes em mais mercados. Essa parceria proposta, junto com outras na América Latina, também daria aos clientes americanos acesso a tarifas mais baixas e opções de viagens em uma rede que é duas vezes maior do que outras alianças.

Os investimentos pretendidos e os acordos de codeshare estão sujeitos à documentação definitiva e a quaisquer aprovações governamentais e regulatórias necessárias.

Via American Airlines 

DEIXE UMA RESPOSTA