Advertisement

ANAC abre processo seletivo para Certificação de Instrutores AVSEC

Groud Handling Aeroportos

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou na edição da última sexta-feira, 18 de fevereiro, do Diário Oficial da União, o edital “Processo de Certificação de Instrutores AVSEC”, que traz as regras para a seleção de candidatos a instrutor AVSEC (Segurança Contra Atos de Interferência Ilícita) nos centros de instrução autorizados pela ANAC.

O objetivo do processo seletivo é atender prioritariamente à demanda de profissionais Instrutores AVSEC, que contemple a totalidade dos assuntos relativos à AVSEC, que desejam renovar a certificação ou estejam com a certificação vencida nos últimos 12 meses.

Assim como oportunizar para os novos profissionais duas das habilitações trazidas pela Portaria nº 5.148, de 07 de junho de 2021: Instrutor de AVSEC para Operador Aéreo (IOAR) e Instrutor de AVSEC para Operador de Aeródromo (IOAD).

A edição atual prevê a oferta de até 60 vagas no total e terá as seguintes etapas: inscrição; análise da documentação; seleção; avaliação teórica e avaliação prática.

As inscrições para o processo seletivo vão de 21 de fevereiro a 4 de março. As informações completas do Edita nº 3, bem como o formulário de inscrição  estão disponíveis na página de Instrutores AVSEC, no Portal da ANAC (clique no link para acessar).

 

Principais mudanças trazidas pelo novo Edital

 1 – Prova de Instrutor AVSEC somente para a renovação

Somente os profissionais que já́ atuam ou atuaram nos últimos 12 meses como Instrutor AVSEC que contempla a totalidade dos assuntos relativos à AVSEC poderão fazer a habilitação neste modelo.

Com a publicação da Portaria nº 5.148, de 2021, que possibilita ao Instrutor a especialização nas habilitações propostas, os profissionais que queiram se tornar instrutor AVESC deverão fazer a opção por uma das habilitações oferecidas.

A medida torna a certificação mais próxima aos conceitos de competência e de Subject Matter Expert (SME) da OACI, a fim de que o profissional seja altamente experiente em uma determinada habilitação ou campo regulatório/operacional, e capaz de fornecer contribuições técnicas durante o desenvolvimento e realização do curso.

2 – Inclusão de nova habilitação trazida pela Portaria nº 5.148, de 7 de junho de 2021

Serão disponibilizadas, nesta edição, novas vagas para o candidato que desejar se especializar na habilitação de Instrutor de AVSEC para Operador Aéreo – IOAR, conforme oferecido em 2021, e, pela primeira vez, como Instrutor de AVSEC para Operador de Aeródromo – IOAD, em alinhamento à Portaria nº 5148, de 2021.

3 – Adoção das avaliações práticas de forma remota

As provas práticas passarão a ocorrer de forma remota, por meio de ferramenta a ser divulgada pela ANAC posteriormente. A mudança possibilitará ao candidato realizar a avaliação na forma de agendamento, respeitando o calendário estabelecido em Edital, e limitado à capacidade de recursos humanos disponível por parte da ANAC.

 

Via: ANAC

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Notícias, Outros

Tags: ANAC, AVSEC, certificação, Instrutores, usaexport