Drone DJI
Foto - DJI/Reprodução

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) participará, mais uma vez, do maior encontro da América Latina sobre Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs), a Feira DroneShow.

Nesta 8ª edição do evento, que acontecerá nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a ANAC apresentará, em primeira mão, a reformulação do Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT). A feira será promovida pela MundoGeo, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP).  

A ANAC apresentará ao público o novo SISANT, no dia 17 de março, a partir das 10h. Criado em 2017, em lançamento conjunto com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil – RBAC-E 94, o SISANT é o sistema que permite aos operadores realizar o cadastro dos equipamentos de forma declaratória. Esta trata-se da primeira grande modificação no sistema, que vai permitir novas funcionalidades e serviços esperados pelos usuários.       

“É uma grande mudança para a ANAC. Estamos criando um sistema novo, mais moderno, ágil e integrado a toda a rede de dados da ANAC. O novo SISANT vai permitir a unificação dos perfis dos usuários com outros sistemas da Agência, provendo maior segurança e estabilidade”, destacou o coordenador de drones e novas tecnologias da ANAC, Ailton Oliveira.   

Outro ganho da modernização é o novo sistema se tornar mais adaptável para acompanhar avanços tecnológicos atuais e futuros, trazendo novos serviços, opções e funcionalidades.

“O objetivo da ANAC é facilitar e acompanhar a evolução desse segmento. A tecnologia das Aeronaves Remotamente Pilotadas (do inglês, Remotely Piloted Aircraft System, ou RPAs) está em constante transformação. Ela se desenvolve muito rápido, por isso, a Agência Reguladora tem que estar alinhada ao setor produtivo e às demandas do mercado para seguirmos na vanguarda regulatória dos RPAs”, como explica o superintendente de aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato. 

 

Feira DroneShow  

A parceria da ANAC com a DroneShow vem de longa data. Desde a primeira edição do evento, a Agência contribui com a participação nos painéis de debates, nas apresentações e na troca direta com o público da feira.

Neste ano, além de realizar o lançamento do novo SISANT, a Agência vai participar do painel de abertura da feira, durante o seminário “Impactos da simplificação da certificação de drones classes 2 e 3 na ANAC”, com a participação do superintendente de aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato, a partir das 14h, também no dia 17 de maio.   

Para aqueles que quiserem conversar com os técnicos da ANAC, tirar dúvidas e trocar experiências, a Agência manterá, durante os três dias de evento, o tradicional estande fixo para promover a interação entre profissionais da ANAC e o público presente na DroneShow.     

 

Serviço:  
Lançamento do novo Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT)  
Data: 17 de maio de 2022  
Horário: 10h   
Transmissão ao vivo: https://droneshowla.com/abertura2022/ (clique no link para acessar) 

ANAC na Feira DroneShow:   
Data: 17 a 19 de maio  
Local: Centro de Convenções Shopping Frei Caneca  
Programação completa: https://droneshowla.com/programacao-droneshow-2022/  (clique no link para acessar) 

 

Via: ANAC