Antonov lança vaquinha para construir um novo e caro An-225

Antonov AN-225 Ucrânia
Foto: Reprodução

A Antonov Company abriu nesta quinta-feira (24) através de uma publicação no Facebook uma espécie de “vaquinha”, com doações do público, para tentar reconstruir o An-225, maior avião do mundo que foi destruído em um ataque da Rússia no Aeroporto de Gostomel, em Kiev (Ucrânia).

Apesar de não haver uma confirmação oficial anteriormente da destruição do An-225 por parte da Antonov, somente imagens não oficiais que comprovam a situação da aeronave, a empresa ucraniana parece ter confirmado com essa “vaquinha”, que você pode ver na publicação abaixo.

https://www.facebook.com/antonov.company/posts/4682304995230426

A carta publicada é assinada pelo próprio CEO da empresa, Sergii Bychkov. A Antonov também está coletando algumas doações para ajuda humanitária na Ucrânia.

Na carta Bychkov diz que o An-225 é “um símbolo das maiores conquistas científicas e técnicas do mundo na construção moderna de aeronaves de transporte”. Ele ainda reitera que a Antonov está sem dinheiro no momento, principalmente devido à guerra. Além disso, outros aviões dos modelos An-26 e An-74 foram destruídos com os intensos ataques ao Aeroporto de Gostomel, e mesmo assim a Rússia não conseguiu a posse no local.

Mesmo com a vaquinha pela guerra ainda estar em andamento não é possível estimar se a Antonov estará em braços ucranianos, após o encerramento do conflito. Da mesma forma, não é possível estimar se uma construção do novo avião será iniciada, ou até mesmo se a empresa estatal decidirá usar o dinheiro para este fim.

 

Aliás, qual o investimento para concluir um novo Antonov An-225?

Avião Antonov An-225 Ucrânia

Foto: Dubai Airport

Originalmente o Antonov foi criado para realizar um transporte especial do ônibus espacial Buran. Como o projeto não foi a frente, o AN-225 foi designado para fazer o transporte de grandes quantidades de cargas pelo mundo, durante a pandemia de Covid-19 ele foi essencial por levar muitos suprimentos ao mesmo tempo.

Único no mundo, a fabricação de um novo An-225 será praticamente artesanal, mesmo se não houver danos à segunda fuselagem, durante um recente ataque contra a fábrica da Antonov em Kiev.

Estima-se que o custo para lançar um projeto novo, literalmente do zero do An-225, os valores ultrapassem os US$ 1 bilhão com as atualizações e modificações mais recentes.

Em 2012 o CEO da Antonov declarou quanto custaria para concluir o segundo An-225: No total seria preciso investir cerca de US$ 460 milhões. Com os avanços tecnológicos na fabricação de aeronaves, muitos componentes e computadores com sistemas mais econômicos e avançados teriam de ser desenvolvidos fora da Rússia e a Ucrânia. 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap