Azul A330neo rosa
Foto: CLEMENT ALLOING/@CAlloing

A Azul Linhas Aéreas realizou hoje (14) em conjunto com a Airbus um voo de aceitação para a entrega do último A330neo encomendado pela empresa. O avião está equipado com uma pintura especial na cor rosa, em referência ao mês de conscientização do câncer de mama, em outubro.

A aeronave que por enquanto opera com a matrícula F-WWYO realizou um voo decolando e pousando no Aeroporto de Toulouse, com aproximadamente uma hora e 11 minutos de duração. As informações são do site www.aibfamily.flights .

Em voos de “aceitação” normalmente técnicos da companhia voam em conjunto com técnicos e pilotos da Airbus, testando todos os sistemas e funcionalidades da aeronave.

Veja o rastreamento do voo Clicando Aqui.

Logo após o voo de “aceitação”, e se a companhia aprovar a entrega da aeronave, a fabricante inicia os trâmites para repassar o avião ao cliente, isso inclui também o pagamento de uma taxa de entrega (normalmente), e outros processos burocráticos como a aprovação de leasing (se houver).

Desde quando foi fabricado, em 2019, esse A330neo realizou cerca de 15h35 horas de voos de testes, boa parte deles no final de 2020 e 2021. A Azul decidiu atrasar a entrega do A330neo rosa devido ao período da pandemia, onde enfrentou baixa demanda de assentos, principalmente no mercado internacional.

O mais novo e último A330neo da Azul receberá a matrícula PR-ANV e recebeu o nome de batismo “La Belle Azul”. A companhia equipou seu novo avião com uma configuração de 34 assentos na Business, 96 na Econômica Xtra e 168 na Econômica.

Com este avião na frota, a Azul completa cinco aeronaves A330-900neo, número igual ao pedido realizado pela empresa em 2017. Em 2019 o (na época) diretor de alianças da Azul, Marcelo Bento Ribeiro, disse que a empresa espera substituir as atuais aeronaves A330-200 pelo novo A330-900neo, desta forma a Azul poderá ter no futuro 12 aviões do modelo A330-900neo.

A possibilidade de encomendas novos aviões continua em aberto, sem demais comentários sobre o assunto. Por outro lado, a companhia está operando com 8 aviões A330-200 (geração anterior).

DEIXE UMA RESPOSTA