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Após pouso de emergência, CV-22 dos EUA fica preso em ilha da Noruega

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Um CV-22B Osprey da Força Aérea dos EUA (USAF) está desde o dia 12 de agosto preso na Noruega. A aeronave fez um pouso de emergência em uma reserva natural, e desde então não saiu do local. 

O CV-22B tem matrícula 10-0053 e pertence ao 7º Esquadrão de Operações Especiais, com sede na base aérea de RAF Mildenhall, no Reino Unido. Este incidente foi um dos eventos que fez com que a Força Aérea aterrasse completamente sua frota de CV-22, seis dias depois.

Na época, o Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC) explicou que a pausa nas operações com as aeronaves tiltirotor foi ordenada depois de uma série de pousos de emergência, causados por um problema na transmissão dos motores Rolls-Royce T406. 

Osprey motor manutenção motores
Fuzileiro naval faz manutenção em um dos motores T406 de um MV-22B Osprey.

Quando isso ocorre, a carga de energia é transferida quase instantaneamente para o outro motor. Na maioria dos casos a embreagem é reengatada, mas a repentina transferência de potência entre os dois motores força a tripulação a um pouso de emergência imediatamente.

O CV-22B está há 20 dias na reserva natural de Stongodden, na ilha de Senja in Troms, ao norte do país. Reparar a aeronave no local é praticamente impossível. Autoridades norueguesas estão investigando várias opções para resgatar o Osprey  da reserva natural, mantando constante contato com as autoridades norte-americanas.

Dado o ambiente vulnerável, as atividades de recuperação devem ser cuidadosamente planejadas. As Forças Armadas da Noruega sugerem colocar tapetes no terreno para poder se aproximar do CV-22 sem destruir o terreno.

CV-22 Osprey AFSOC Operações Especiais USAF
CV-22B do Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA. Foto: USAF.

Mas colocá-lo em um barco provavelmente não será uma tarefa fácil, já que desmontar a aeronave primeiro não é uma opção. Além disso, a aeronave ficaria desequilibrada e e com risco de tombar. Outros aspectos a considerar são a costa local muito rasa, o que torna muito difícil trazer uma barcaça de transporte, somado ao clima norueguês. Como o tempo pode mudar rapidamente, não há muito espaço para atrasos na operação.

O programa de aquisição do Osprey fornecerá 360 aeronaves para os Fuzileiros, 56 para a Força Aérea e 48 à Marinha. A Força Aérea Japonesa também adquiriu três V-22 Osprey e deve comprar mais 12. O AFSOC usa os CV-22 para infiltração e exfiltração de tropas especiais em missões de longo alcance.

Com informações de Scramble Magazine

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: CV-22 Osprey, pouso de emergencia, usaexport, USAF