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Força Aérea dos EUA aterra frota de V-22 Osprey por tempo indeterminado

CV-22 Osprey KC-46 USAF

O Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC) suspendeu os voos de seus tiltrotor Bell-Boeing CV-22 Osprey por questões de segurança. O motivo do aterramento da frota de 52 aeronaves é uma série de problemas com os motores. 

A suspensão por tempo indeterminado foi ordenada pelo comandante do AFSOC, Tenente General Jim Slife, na última terça-feira. O problema, que já causou quatro incidentes graves desde 2017, é descrito pela porta-voz do AFSOC, Tenente-Coronel Becky Heyse,  como um “engate duro de embreagem”. 

Basicamente, a embreagem dentro da transmissão de um dos motores turboeixo Rolls-Royce T406 está “escorregando”. Quando isso ocorre, a carga de energia é transferida quase instantaneamente para o outro motor. Na maioria dos casos a embreagem é reengatada, e a transferência de potência entre os dois motores força a tripulação a pousar o CV-22 imediatamente.

Osprey motor manutenção motores
Fuzileiro naval faz manutenção em um dos motores T406 de um MV-22B Osprey.

Heyse acrescentou que “se a tripulação não conseguir controlar a aeronave quando o incidente ocorrer, isso poderá resultar em perda de controle e pouso não controlado da aeronave”. Ele também disse que o problema não causou ferimentos ou mortes “devido em grande parte à habilidade e profissionalismo de nossos comandos aéreos que operam o CV-22”.

Em muitos casos, tanto as caixas de câmbio quanto os motores exigem substituições após o incidente – tornando-os acidentes de Classe A (o mais grave), com danos superiores a US$ 2,5 milhões.

O AFSOC está trabalhando junto do Escritório de Programa Conjunto (JPO) do V-22 para apurar as causas do problema. Até agora Força Aérea não sabe por que esse problema está acontecendo. Enquanto as aeronaves estão em solo, a Força Aérea segue investigando.

CV-22 Osprey AFSOC Operações Especiais USAF EUA
CV-22B do Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA. Foto: USAF.

O programa de aquisição do Osprey fornecerá 360 aeronaves para os Fuzileiros, 56 para a Força Aérea e 48 à Marinha. A Força Aérea Japonesa também adquiriu três V-22 Osprey e deve comprar mais 12. O AFSOC usa os CV-22 para infiltração e exfiltração de tropas especiais em missões de longo alcance.

Apesar da decisão da Força Aérea, a Marinha e os Fuzileiros Navais dos EUA seguem operando os seus V-22, disse Marcia Hart, porta-voz do Comando de Sistemas Aeronavais (NAVAIR). O problema já é conhecido pelos Fuzileiros há 12 anos. 

“O problema da embreagem é conhecido do Corpo de Fuzileiros Navais desde 2010 e, como tal, treinamos nossos pilotos para reagir com as medidas apropriadas de controle de emergência caso o problema surja durante o voo”, disse o USMC em comunicado. “Também continuamos engajados com o JPO, os engenheiros do NAVAIR e nossos parceiros do setor para resolver o problema na causa raiz.”

CMV-22B pousando no USS Carl Vinson. Foto: US Navy.
Apesar de diferenças entre as três variantes (CV-22B, MV-22B e CMV-22B), os Osprey ainda guardam diversas similaridades, incluindo no conjunto motopropulsor. 
 
Neste ano, dois acidentes com MV-22 Osprey dos Fuzileiros deixaram nove militares mortos. Em março, uma aeronave caiu na Noruega, mas a investigação apontou que a causa principal do acidente foi erro do piloto. Em junho, cinco fuzileiros faleceram na queda de outro MV-22 na Califórnia. Este acidente ainda está sendo investigado. 
 
Com informações de Breaking Defense e The War Zone

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: CV-22 Osprey, usaexport, USAF, V-22 Osprey