Advertisement

Após pouso no campo, Ural Airlines quer retirar seu Airbus A320 voando

Ural Airlines Airbus A320

Há exatas três semanas, um Airbus A320 operado pela companhia aérea russa Ural Airlines, realizou um pouso em um campo aberto após não ter condições seguras para realizar o pouso em um aeroporto. A tripulação também recebeu o alerta de falhas hidráulicas o que exigiria uma pista com maior comprimento, porém longe do alcance de momento da aeronave. 

O aeroporto mais próximo da localização da aeronave e com pista suficiente para o pouso em segurança seria o Novosibirsk (OVB), a cerca de 600km mas não havia combustível suficiente para chegar. Em razão disso, os pilotos decidiram arriscaro pouso em campo aberto em Novosibirsk (OVB) na Sibéria.

A bordo estavam 167 passoas entre passageiros e tripulação, e todos sairam ilesos. A Ural Airlines desde então vem trabalhando e considerando opções para retirar o seu avião do campo, e uma delas é retira-lo voando.

Os problemas no sistema hidraúlico afetaram o uso dos flaps e slats das asas, o que auxilia a aeronave para o pouso. Além disso os freios e o reversor número um também foram afetados, necessitando assim de mais pista para realizar o pouso em condições mais seguras.

A Ural Airlines realizou diversos testes para verificar possíveis danos além das condições do Airbus A320 após o pouso no campo. Segundo a empresa em um comunicado no Telegram, os motores estão em condições normais e de segurança sem a necessidade de uma reforma ou manutenção mais detalhada.

“Está sendo realizado um exame aprofundado da estrutura da aeronave e da preparação para armazenamento”, disse em comunicado.

O próximo teste será para avaliar as condições do trem de pouso, se não há rachaduras ou partes danificadas tanto na parte dianteira como na parte central do avião.

Para isso, a companhia aérea está aguardando a chegada de elevadores para “realizar testes de trens de pouso, testes de componentes e estudos adicionais da fuselagem da aeronave”. 

“O plano também inclui a desmontagem dos assentos para tornar a aeronave mais leve”, concluiu.

A Ural Airlines negou que as falhas no Airbus A320 ocorreram em decorrência das peças sobressalentes em razão das sanções sofridas pela Rússia. A aeronave de matrícula RA-73805 foi entregue originalmente para a Air Arabia em 2004, sendo repassada em 2011 para Air Arabia Maroc e em 2013 para a Ural Airlines.

Leia também:

 

Com informações do AeroTime

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.