Há exatas três semanas, um Airbus A320 operado pela companhia aérea russa Ural Airlines, realizou um pouso em um campo aberto após não ter condições seguras para realizar o pouso em um aeroporto. A tripulação também recebeu o alerta de falhas hidráulicas o que exigiria uma pista com maior comprimento, porém longe do alcance de momento da aeronave.
O aeroporto mais próximo da localização da aeronave e com pista suficiente para o pouso em segurança seria o Novosibirsk (OVB), a cerca de 600km mas não havia combustível suficiente para chegar. Em razão disso, os pilotos decidiram arriscaro pouso em campo aberto em Novosibirsk (OVB) na Sibéria.
A bordo estavam 167 passoas entre passageiros e tripulação, e todos sairam ilesos. A Ural Airlines desde então vem trabalhando e considerando opções para retirar o seu avião do campo, e uma delas é retira-lo voando.
Os problemas no sistema hidraúlico afetaram o uso dos flaps e slats das asas, o que auxilia a aeronave para o pouso. Além disso os freios e o reversor número um também foram afetados, necessitando assim de mais pista para realizar o pouso em condições mais seguras.
A Ural Airlines realizou diversos testes para verificar possíveis danos além das condições do Airbus A320 após o pouso no campo. Segundo a empresa em um comunicado no Telegram, os motores estão em condições normais e de segurança sem a necessidade de uma reforma ou manutenção mais detalhada.
“Está sendo realizado um exame aprofundado da estrutura da aeronave e da preparação para armazenamento”, disse em comunicado.
O próximo teste será para avaliar as condições do trem de pouso, se não há rachaduras ou partes danificadas tanto na parte dianteira como na parte central do avião.
Para isso, a companhia aérea está aguardando a chegada de elevadores para “realizar testes de trens de pouso, testes de componentes e estudos adicionais da fuselagem da aeronave”.
“O plano também inclui a desmontagem dos assentos para tornar a aeronave mais leve”, concluiu.
A Ural Airlines negou que as falhas no Airbus A320 ocorreram em decorrência das peças sobressalentes em razão das sanções sofridas pela Rússia. A aeronave de matrícula RA-73805 foi entregue originalmente para a Air Arabia em 2004, sendo repassada em 2011 para Air Arabia Maroc e em 2013 para a Ural Airlines.
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Com informações do AeroTime
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