Argentina está avançando na negociação do jato sul-coreano FA-50 Golden Eagle

A Argentina está avançando nas negociações com a Coreia do Sul para a quisição de jatos supersônicos KAI FA-50 Golden Eagle, de fabricação sul-coreana. Ao todo seriam 10 unidades do jato em um custo total de US$ 200 milhões.

O avanço na negociações se deu com o encontro do líder argentino Mauricio Macri com o líder sul-coreano, Moon Jae-in, na última reunião do G-20.

” A intenção do governo é adquirir duas aeronaves FA-50 este ano e outras oito no próximo ano, o que dará superioridade aérea à nossa defesa ” , disse um funcionário do governo da Argentina.

Vídeo de uma demostração aérea do FA-50 Golden Eagle:

A vinda dos jatos FA-50 virá em boa hora pois os atuais caças da argentina são os clássicos, porém obsoletos A-4 Skyhawk que estão sendo mantidos com esforços pelos militares argentinos. Com a vinda do Golden Eagle os pilotos argentinos teriam uma aeronave moderna, supersônica e que poderia adequar a Força Aérea Argentina a patrões mais elevados.

Importação de produto nacional:

IA-63 Pampa III- Foto/Divulgação FAdeA

A Argentina não se preocupa somente em comprar mas também em vender, é o caso do jato de treino avançado e ataques leves IA-63 PAMPA III, feito pela FAdeA (Fábrica Argentina de Aviões). Inclusive uma venda foi fechada essa semana com a Guatemala, o pais centro-americano se tornou o primeiro cliente a comprar o jato argentino.

A versão III é a mais recente, com tudo o primeiro IA-63 Pampa voou em agosto de 1984, o jato juntamente como bimotor turboélice Pucará marcaram a história da indústria aeronáutica argentina.

 

Sair da versão mobile