• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Arremetida: por que tal procedimento de segurança de voo ainda assusta alguns passageiros?

Arremetida procedimento segurança passageiros voo
Foto: Miketheavgeek via YouTube/Reprodução

Conhecido como procedimento de aproximação perdida, a arremetida ocorre durante a aproximação e quando os pilotos optam por abortar o procedimento de pouso, ganhando altitude para tentar outro pouso posteriormente.

Talvez você já tenha deparado com relatos de algum famoso ou amigos de forma eufórica ao falarem que a aeronave iniciou uma subida de forma brusca momentos antes de tocar na pista, causando um espanto ou suspeitas de que algo anormal no voo tenha acontecido, o que de fato ocorreu.

Arremetida procedimento segurança passageiros voo

Foto: Aeroporto Zona da Mata – Presidente Itamar Franco via redes sociais

Apesar de ser um procedimento de segurança, algumas pessoas acabam ficando assustadas, principalmente pelo fato de ser uma decisão que pega muita gente de surpresa.

Mas calma! Tal procedimento visa em não só abortar um pouso, mas também manter a integridade física da aeronave e dos passageiros, sendo que a segurança da aviação sempre deve ser levada à risca por parte dos pilotos e tripulantes.

Pode parecer loucura, mas se um dia você estiver presente em um voo e os pilotos fizerem uma arremetida, pode ter certeza de que o pilar da segurança está sendo colocado em primeiro lugar.

 

Afinal, o que pode fazer um avião arremeter?

Aeroporto de Guarulhos incidente Arremetida passageiros assusta segurança voo

Foto: Reprodução/SBGR via YouTube

O fato da arremetida ser comum na aviação, ele sempre acontece no pouso, sendo uma das etapas mais críticas e sensíveis, vários fatores podem ser determinantes como um animal ou quaisquer objetos na pista, ventos fortes e até mesmo velocidade elevada da aeronave.

Há casos extremos, como, por exemplo, uma aeronave na pista, podendo gerar um grave acidente e até uma tragédia. Inclusive um dos casos mais famosos que mostram a importância desta manobra ocorreu em 2014 no aeroporto de Barcelona, quando um Airbus A340-300 da Aerolíneas Argentinas fez uma passagem na pista sem a autorização da torre de comando no mesmo momento em que um 767-300 da operadora russa UTair Aviation realizava o procedimento de pouso. 

Diante o risco real de colisão, os pilotos UTair efetuaram a arremetida, evitando assim um grave acidente. 

Relembre este momento no vídeo abaixo:

 

No Brasil, recentemente houve um caso semelhante envolvendo um Boeing 737-800 da GOL Linhas Aéreas. Na ocasião, um jato executivo Bombardier Learjet ultrapassou a marca de limite de deslocamento na taxiway, conhecido como “ponto de espera”.

A própria torre de controle pediu de forma imediata que o Boeing 737 arremetesse  e informou aos pilotos da GOL que o jato executivo ultrapassou o limite de deslocamento sem autorização, podendo ocasionar em uma colisão.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]