Asiana Airlines realiza a primeira conversão no A350 com o pacote da Airbus

A Asiana Airlines tornou-se a primeira companhia aérea do mundo a incorporar a solução da Airbus para converter uma cabine de passageiros A350 em transporte de carga. Esta solução, empacotada como um Airbus Service Bulletin (SB) no. O SB 25-P170 foi desenvolvido em estreita cooperação entre a Airbus, a Agência para a Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) e a Asiana.

O A350 modificado foi colocado em serviço na última semana de setembro voando na rota Seul-Los Angeles, transportando TI e equipamentos eletrônicos, bem como exportações de comércio eletrônico, como roupas.

A partir de outubro, a aeronave atenderá rotas adicionais de alta demanda, incluindo Seul-Ho Chi Minh. O projeto exigia a substituição de 283 poltronas econômicas por paletes de carga no piso da cabine para garantir a segurança das cargas. A modificação de duas semanas aumenta a capacidade de carga da aeronave em cinco toneladas métricas adicionais para 23 toneladas. 

Em meio ao impacto global do COVID-19 na indústria da aviação, a Asiana está buscando uma resposta ativa no sentido de utilizar as capacidades de transporte de carga de sua frota de aviões de passageiros para expandir sua capacidade de carga.

Carga Asiana Airlines A350 após o carregamento da modificação
Foto: Airbus

“Tomamos a decisão de modificar a aeronave após uma análise detalhada de sua capacidade de garantir a segurança e aumentar a lucratividade. As vendas de cargas se tornaram uma grande parte dos negócios da companhia aérea durante a situação do COVID-19 e faremos vários esforços para o segmento”. Disse Kim Kwang-seok, vice-presidente executivo sênior de negócios de carga da Asiana.

Desde o início do COVID-19 no início do ano, a EASA emitiu diretrizes de isenção para as companhias aéreas para o transporte de cargas médicas e urgentes. A Airbus então trabalhou com a EASA para desenvolver um SB para a modificação de aeronaves de passageiros, que a Asiana adotou.

 Uma vez que o SB foi concedido, a equipe de serviço de campo da Airbus na Coréia do Sul ajudou a facilitar as discussões entre a equipe de Suporte de Operações de Voo da Airbus em Cingapura, junto com suas equipes de Suporte de Operações de Voo e Suporte de Engenharia com base em Toulouse.


Em comparação com o carregamento de carga nos assentos, a solução Airbus SB – anunciada em abril deste ano – facilita as operações de carga e descarga mais fáceis e rápidas, bem como reduz o ‘desgaste e rasgo’ dos próprios assentos. Outros benefícios importantes para as companhias aéreas incluem a segurança adicional de proteção contra incêndio robusta e a capacidade de restrição de carga de 9g para evitar que qualquer coisa se mova durante o voo. 

Seu escopo inclui a remoção dos assentos e IFE (entretenimento de bordo), instalação de paletes de carga e equipamentos de segurança associados – e também a reinstalação dos elementos originais da cabine de passageiros para voltar às operações de passageiros. A abordagem SB também será válida para além da pandemia COVID-19.

“Parabenizamos a Asiana Airlines por se tornar a primeira operadora a converter um A350 usando a solução da Airbus. Durante esses tempos desafiadores, sentimo-nos animados ao ver nossas companhias aéreas parceiras agirem com agilidade para atender às suas necessidades. A Airbus continua comprometida em apoiar nossas companhias aéreas parceiras, fornecendo soluções para suas novas necessidades” . Disse a Airbus

Via: Airbus

DEIXE UMA RESPOSTA