Advertisement

Austrália autorizada a comprar 40 helicópteros Black Hawk por quase US$2 bilhões

Lockheed Martin Sikorsky UH-60M Black Hawk helicópteros US Army

O governo da Austrália recebeu autorização do Departamento de Estado dos EUA para adquirir 40 helicópteros UH-60M Black Hawk. Avaliada em US$ 1,95 bilhão, a possível venda ainda deve ser aprovada pelos congressistas. 

A autorização vem depois que a Austrália decidiu aposentar sua frota de helicópteros MRH-90 Taipai (NH-90), em dezembro de 2021. O Ministério da Defesa da Austrália relatou que os helicópteros apresentam baixa disponibilidade, manutenção complicada, atrasos de desenvolvimento e dificuldade para adquirir peças de reposição. 

NH-90 MRH-90 Austrália helicóptero
Austrália decidiu aposentar seus problemáticos MRH-90 em 2021. Foto: Ministério da Defesa da Austrália.

Peter Dutton, ex-ministro da Defesa, disse que “o desempenho do MRH90 Taipan tem sido uma preocupação contínua e bem documentada para a Defesa e tem havido um esforço significativo em grande despesa para tentar remediar esses problemas.”

Esses mesmos problemas também fizeram a Noruega desistir de seguir operando seus próprios NH-90 em junho deste ano. Oslo ainda quer um reembolso da NHIndustries, consórcio entre os fabricantes Fokker, Airbus e Leonardo, que produz a aeronave. 

Ironicamente a Austrália comprou o MRH-90 justamente para substituir seus Black Hawk mais antigos. Na época, o Ministério da Defesa ainda protestou a decisão, alegando que o UH-60M/S-70M (que está sendo adquirido agora) era uma opção melhor. Atualmente, a Marinha Australiana opera o MH-60R Seahawk.  

Black Hawk Austrália
UH-60 do Exército Australiano. Foto: Andrew Mercer via Wikimedia.

De acordo com a Agência de Cooperação em Segurança e Defesa (DSCA), o acordo inclui oito motores T700-GE 701D sobressalentes, instrumentos de comunicação segura, autoproteção e navegação, blindagem, assentos paletizados para chefes de tripulação, guincho para resgate, suporte logístico e treinamento de pessoal. 

“A venda proposta substituirá a atual frota de helicópteros multifunção da Austrália por um sistema mais confiável e comprovado que permitirá à Austrália manter o nível apropriado de prontidão para realizar operações combinadas”, diz a DSCA, confirmando que o Black Hawk deve substituir o MRH-90/NH-90 Taipan.

“O helicóptero UH-60M Black Hawk melhorará a capacidade do Exército Australiano de implantar poder de combate para compartilhar o ambiente estratégico da Austrália, impedir ações contra seus interesses e, quando necessário, responder com força confiável. A Austrália não terá dificuldade em absorver esse equipamento em suas forças armadas.”

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Austrália, Black Hawk, usaexport