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Aviação comercial em 2021: Confira o ranking das empresas brasileiras que mais transportaram passageiros

Aviação ANAC Câmara

O ano de 2021 na aviação comercial brasileira foi um tanto diferente do que em 2020, o ano que se iniciou a pandemia trouxe diversas incertezas para o setor que ainda aprendia a lidar com tamanho impacto.

Como já se sabe, 2020 foi o ano da pior crise em toda a história da aviação mundial, sendo pior até mesmo que a crise gerada pelos ataques de 11 de setembro. Aprendeu-se muito durante o ano de 2020, algo que foi colocado em pratica durante o ano de 2021 e os números vem mostrando a recuperação do setor.

Importante lembrar de dois fatores, o ano de 2021 tiveram dois acontecimentos que influenciaram diretamente no setor de viagens e também o aéreo: A segunda onda da pandemia de Covid-19 e o início da vacinação.

A segunda onda foi pior do que a primeira, o vírus já conhecido infectou ainda mais pessoas ao redor do mundo e causou milhares perdas. Dentro esse período, foi um dos piores enfrentados pelas empresas, uma demanda extremamente baixa e sem ter como gerar fluxo de caixa. 

Os dados da ANAC mostraram que entre o começo de abril e o começo de maio a demanda foi extremamente baixa e também foi neste período que foi iniciada a vacinação da população.

Gradativamente, a demanda estava se recuperando e a pandemia sendo controlada cada vez mais e isso foi extremamente importante para o setor aéreo encerrar bem o ano de 2021. 

Confira o ranking das companhias aéreas brasileiras que mais transportaram passageiros em 2021 no Brasil.

1. LATAM Airlines

LATAM
Foto: Gabriel Melo/Aeroflap

Com uma incrível recuperação ao longo do ano, a LATAM Brasil encerrou o ano de 2021 com 25.535.748 milhões de passageiros transportados. A companhia reativou aeronaves e acrescentou destinos à sua malha e assumiu novamente a liderança do mercado doméstico de aviação no Brasil, o mercado internacional já é liderança da empresa.

Com uma frota de 122 aeronaves dos modelos: Airbus A319, A320 e A321; Boeings 767-300ER, 777-300ER e o 787-9, a empresa detém hoje 33,8% do mercado doméstico.

2. Azul Linhas Aéreas

Azul ABEAR

A companhia com sede em Campinas é dona da maior malha aérea do país, conectando mais de 100 destinos, incluindo a malha regional. Ao longo do ano, recebeu algumas aeronaves A320neo e A321neo além de alguns ATR 72 e liderou o mercado por alguns meses devido a sua grande malha. 

A companhia transportou um pouco menos que a concorrente, foram 23.303.709 milhões de passageiros durante todo o ano de 2021. A segunda colocada do mercado está bem próximo da LATAM, hoje a Azul detém 33,5% do mercado doméstico. 

A frota da Azul é mais diversificada composta pelas aeronaves: ATR 72-600, Embraer 195 E1 e E2, Airbus A320neo, Airbus A321neo, Airbus A330 e A330neo. Os dados da Azul não contabilizam os dados da Azul Conecta, sua subsidiária ultra-regional.

3. GOL Linhas Aéreas

GOL Aviação
Foto: Gabriel Melo

A GOL liderou durante alguns meses o mercado doméstico, concentrando suas operações principalmente nos Aeroportos de Brasília e Guarulhos com voos para todas as cidades do país. A companhia perdeu um pouco da fatia do mercado no terceiro trimestre de 2021 mas mostrou recuperação no quarto trimestre.

Com a retomada dos voos com o Boeing 737 MAX, a companhia também ampliou sua malha de destinos e iniciou operações em alguns destinos regionais. A frota da GOL é composta de 114 aeronaves dos modelos 737-700, -800 e MAX 8.

A GOL transportou durante o ano de 2021 cerca de 22.114.932 milhões de passageiros. Hoje a terceira colocada detém uma fatia de 31,8% mostrando recuperação.

4. Itapemirim Transportes Aéreos

Itapemirim PS-ITA
Foto: Itapemirim/Divulgação

A nova empresa que surgia no país, tinha um ambicioso plano de operação que visava encerrar o ano com 50 aeronaves inicialmente. A Itapemirim operando somente aeronaves Airbus A320, operou por pouco menos de 6 meses e transportou nesse período 319.524 mil passageiros. 

A empresa deixou de operar no mês de dezembro e muito provavelmente não irá retomar as operações. 

5. VoePass Linhas Aéreas

VoePass
ATR da VoePass no Aeroporto de Congonhas. Foto: Gisele Orquídea/Aeroflap

A VoePass mostrou leve evolução nos últimos meses de 2021, quando reativou aeronaves e retomou seus níveis do inicio do ano, entre 16 e 17 mil passageiros transportados mês a mês. A regional que é parceira da GOL, transportou em sua frota de ATR 42 e 72 ao todo 202.520 passageiros. 

No ano a empresa também vendeu a MAP Linhas Aéreas para a GOL para conseguir manter o equilibro de caixa. 

Os dados da aviação comercial do país estão disponíveis no site da ANAC.

 

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