Advertisement

Avião de testes da Rússia sofre incidente durante simulação de falha

Irkut MC-21

Um avião Irkut MC-21 sofreu nesta segunda-feira (18) um incidente enquanto realizava testes em Zhukovsky, na Rússia. Na ocasião a aeronave ultrapassou os limites da pista, enquanto uma forte nevasca atingia o local.

A Irkut disse que a aeronave estava realizando testes envolvendo frenagem de emergência após uma falha simulada de um motor, quando saiu da pista. Estes estavam sendo simulados com um ensaio de decolagem, onde a falha de um motor era apresentada teoricamente para os tripulantes.

Como podemos ver através das fotos, a aeronave parou em uma área com grande acúmulo de neve, e precisou de ajuda extra para ser retirada do local. Nenhum ferimento foi relatado entre a equipe de testes.

A unidade de testes envolvida está equipada com motores Pratt & Whitney, e opera desde 2017 nos voos de certificação do MC-21, sendo o primeiro a voar. Os danos não foram divulgados pela Irkut, bem como se poderá ter um atraso no processo de certificação da aeronave.

O projeto do MC-21 tem mais quatro protótipos em atividade, incluindo um equipado com motores russos Aviadvigatel, que foram especificamente desenvolvidos para o MC-21. A certificação desta aeronave está prevista para 2021.

 

O Irkut MC-21

Irkut MC-21

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o Airbus A321neo.

A Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra, para o MC-21. Contudo, a maior parte dessas encomendas é proveniente de companhias da Rússia.

Esse teste da matéria faz parte da série de certificação do MC-21, que deverá ser concluída no final de 2021 na Rússia, e com o certificado emitido pela EASA ainda em 2021.

A Irkut divulgou, através do Ministério do Comércio e Indústria da Rússia, que planeja fazer as primeiras entregas do MC-21 no final de 2021.

A primeira companhia aérea que deve receber o avião é a estatal Aeroflot, conhecida por operar por diversos anos da URSS somente com aviões fabricados no país. Atualmente a companhia conta com uma frota de aviões Airbus e Boeing, com uma pequena presença do SSJ100, fabricado pela Sukhoi na Rússia.

A Aeroflot tem 50 pedidos firmes para o MC-21, e opções de compra para mais 35 aviões. Já o MC-21 acumula um total de 175 pedidos firmes para o MC-21.

A companhia russa, por sua vez, optou por motores Pratt & Whitney, como nos A320neo.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias, Outros

Tags: Irkut MC-21, MC-21, Rússia, teste, usaexport