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Avião espião dos EUA foi utilizado para monitorar o balão espião da China

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Após o polêmico episódio envolvendo um balão espião da China que cruzou o território dos Estados Unidos, autoridades americanas anunciaram ontem (9) que as informações sensíveis do balão ‘intruso’ foram obtidas pelo avião espião U-2 Dragon Lady.

Conforme as informações do Air & Space Forces Magazine, o U-2 conseguiu identificar que o balão continha um pacote de vigilância equipado com antenas de coleta e localização, fato afirmado pelas agências de inteligência dos EUA.

Por conta das imagens de alta resolução captadas pelo U-2 do balão espião, os Estados Unidos afirmam que o balão consegue realizar operações de coleta de sistemas de inteligência. O voo do U-2 necessitou de uma autorização especial para a investigação, o avião possui o teto máximo de 70.000 pés (21 km).

O balão abatido por um F-22 raptor se tornou o epicentro de uma discussão entre as autoridades norte-americanas e chinesas. Em sua defesa, a China alegou que o balão cumpria a função de coleta e observação meteorológica e que estava fora de curso. No momento do abate, o balão estava sobrevoando entre 60 e 65 mil pés.

 

 

Em contrapartida, o Departamento de Estado dos EUA emitiu uma nota sobre o caso alegando que a empresa responsável pela fabricação do balão possui um relacionamento direto com o Exército Popular de Libertação da China (PLA).

Por fim, os Estados Unidos também acusaram a China de ter utilizado o balão para observar áreas sensíveis da USAF, a exemplo da base aérea de Malmstrom, utilizada para armazenar bombas balísticas de alcance intercontinental (ICBM), incluindo o LGM-30 Minuteman III.

 

 

Lockheed Martin U-2 Dragon Lady

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U-2 Dragon Lady. Foto: Sgt. Rose Reynolds/USAF.

 

O Lockheed Martin U-2 Dragon Lady é uma aeronave que cumpre missões de reconhecimento a grandes altitudes, é um dos clássicos da aviação da época da Guerra Fria que até hoje mantém seus voos de espionagem. A frota atual do U-2 pela USAF é de 27 aeronaves,  enquanto a NASA opera dois modelos. Ambas as aeronaves possuem uma idade média da frota de 39 anos.

Mesmo atuando nestas missões desde a Guerra Fria, apenas 1.500 pilotos se formaram para voar essa aeronave conhecida por sua dificultada de pilotagem.

 

 

Com informações: Air & Space Forces Magazine

 

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Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Militar, Notícias

Tags: China, Estados Unidos, Lockheed Martin U-2, usaexport, USAF