Advertisement

AVIBRAS entra em recuperação judicial após demitir 400 pessoas

AVIBRAS

A AVIBRAS, uma das principais fabricantes do Brasil de equipamentos de defesa, entrou em recuperação judicial na última sexta-feira (18), justificando os impactos da pandemia no faturamento da empresa.

De acordo com a AVIBRAS, a empresa teve uma drástica queda no faturamento da pandemia, e desde 2020 acumula prejuízos trimestrais totalizando R$ 395 milhões. Por este motivo, cerca de 400 funcionários foram demitidos em Jacareí e Lorena (SP). Anteriormente a empresa empregava 1400 pessoas.

O sindicato dos Metalúrgicos de SP protestou contra a demissão coletiva, que de acordo com os líderes ocorreu sem nenhum aviso ou acordo prévio.

“Não teve tentativa de negociação. Trabalhadores demitidos começaram a entrar em contato com o sindicato. Muita gente saindo com a carta de demissão hoje. Esse número estimado pode ser até um pouco maior. Estamos tentando contato com a empresa, mas sem sucesso até o momento”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Weller Gonçalves.

A AVIBRAS é conhecida por estar entre as principais fabricantes do material brasileiro de defesa, apesar de 85% da sua produção estar concentrada em exportações para países parceiros. Alguns dos equipamentos produzidos, como foguetes e veículos lançadores de mísseis, não são fabricados por outras empresas brasileiras, sendo a única empresa nacional fornecedora do governo.

Um dos principais produtos da empresa é o ASTROS, um Sistema de Foguetes de Artilharia terra-terra. Esse sistema é capaz de lançar foguetes, foguetes guiados, mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro táticos, de diferentes calibres, a partir de uma mesma plataforma, a distâncias entre 9 e 300 km.

Foto: AVIBRAS/Divulgação

A importante empresa também fabrica sistemas de mísseis guiados, sistemas de defesa antiaérea, drones Falcão de reconhecimento, além de postos móveis de comando e veículos blindados armados. Todos esses equipamentos estão sendo utilizados, por exemplo, na guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

Somente em 2021 a empresa teve uma queda de 73,7% no seu faturamento, na comparação com 2019. Boa parte do prejuízo é proveniente do adiamento de encomendas realizadas por países parceiros do Oriente Médio. Mais dados não foram fornecidos publicamente pela empresa, devido ao sigilo nas compras de países estrangeiros para equipamentos militares.

A produção e sede da empresa se concentra em cidades do interior de São Paulo como Jacareí, Lorena e São José dos Campos, onde fica a sede da empresa. A FAB é a maior parceira da fabricante com vários acordos de desenvolvimento tecnológico.

Em nota oficial a AVIBRAS disse:

“A Avibras iniciou nesta sexta-feira (18.03), ações de reestruturação organizacional da empresa, mantendo as atividades essenciais para o cumprimento dos compromissos contratuais assumidos junto aos seus clientes. Nos últimos dois anos, a empresa teve seus resultados fortemente impactados pela pandemia de Covid-19, sobretudo nos aspectos financeiros, com a postergação de negociações dos contratos de exportação e a consequente redução significativa em suas vendas. Durante este período, a empresa trabalhou intensamente para minimizar os impactos em seus negócios, mantendo a sua estrutura de operações e a preservação dos postos de trabalho. Neste momento desafiador, permanecemos empenhados na retomada dos nossos negócios, com foco no desenvolvimento de novos mercados e na sustentabilidade empresarial”

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.