Advertisement

AVIBRAS: Trabalhadores encerram a greve e pedem que empresa se torne estatal

AVIBRAS

A greve dos funcionários da AVIBRAS, empresa que fabrica equipamentos de defesa para o Brasil, durou cerca de 24 horas. A empresa entrou em recuperação judicial na última sexta-feira (18) aos impactos causados pela pandemia no caixa.

Para dar fim a greve, os funcionários fizeram uma assembleia com a direção da AVIBRAS que aprovou dois meses de estabilidade de emprego dos funcionários. Além disso, as 24 horas de paralisação será pago.

A greve foi uma maneira dos funcionários reagirem as demissões de 420 pessoas da AVIBRAS na última sexta-feira (18).

“Fica um ponto de interrogação na cabeça de todos os trabalhadores, se vão seguir empregados ou não. Foram todos pegos de surpresa e as demissões ocorreram em todos os setores”. Disse Weller Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

De acordo com a AVIBRAS, a empresa teve uma drástica queda no faturamento da pandemia, e desde 2020 acumula prejuízos trimestrais totalizando R$ 395 milhões. Por este motivo, cerca de 400 funcionários foram demitidos em Jacareí e Lorena (SP). Anteriormente a empresa empregava 1400 pessoas.

A AVIBRAS é conhecida por estar entre as principais fabricantes do material brasileiro de defesa, apesar de 85% da sua produção estar concentrada em exportações para países parceiros. Alguns dos equipamentos produzidos, como foguetes e veículos lançadores de mísseis, não são fabricados por outras empresas brasileiras, sendo a única empresa nacional fornecedora do governo.

Um dos principais produtos da empresa é o ASTROS, um Sistema de Foguetes de Artilharia terra-terra. Esse sistema é capaz de lançar foguetes, foguetes guiados, mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro táticos, de diferentes calibres, a partir de uma mesma plataforma, a distâncias entre 9 e 300 km.

Somente em 2021 a empresa teve uma queda de 73,7% no seu faturamento, na comparação com 2019. Boa parte do prejuízo é proveniente do adiamento de encomendas realizadas por países parceiros do Oriente Médio. Mais dados não foram fornecidos publicamente pela empresa, devido ao sigilo nas compras de países estrangeiros para equipamentos militares.

A produção e sede da empresa se concentra em cidades do interior de São Paulo como Jacareí, Lorena e São José dos Campos, onde fica a sede da empresa. A FAB é a maior parceira da fabricante com vários acordos de desenvolvimento tecnológico.

 

 

Com informações da Agência Brasil – EBC

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.