• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Aviões da TransBrasil começam a ser retirados do Aeroporto de Brasília

Transbrasil Aeroporto de Brasília aeronaves Boeing 767-200 empresa falida
Foto: Gabriel Benevides/Aeroflap

As carcaças de dois aviões Boeing 767-200 da massa falida da TransBrasil foram leiloadas em 2013 e desde então seguem estacionadas próximas ao pátio do Aeroporto de Brasília. Por solicitação do Ministério de Portos e Aeroportos as aeronaves serão removidas com a maior brevidade possível.

O processo de retirada das aeronaves já foi iniciado (fase de preparação) e deve levar cerca de três meses até a sua conclusão. Todo o processo será feito com toda a segurança e acompanhado de perto pelas equipes da concessionária. As aeronaves serão levadas nos próximos dias para outro ponto do aeroporto para serem desmontadas e colocadas de forma segura em um caminhão para transporte para fora do sítio aeroportuário.

O Aeroporto de Brasília informou que a movimentação das aeronaves não atrapalhará em nada a operação do aeroporto. As movimentações aéreas seguirão o fluxo normal. Não haverá comprometimento de nenhum voo por conta deste procedimento.

 

Conheça as duas aeronaves da TransBrasil que ainda estão no Aeroporto de Brasília

 

 

Passados 21 anos desde o encerramento das suas operações, a TransBrasil até hoje é bastante lembrada por amantes e entusiastas da aviação. Quem visita o aeroporto de Brasília, certamente já se deparou com dois Boeing 767-200 sucateados parados no terminal.  Há também o prédio onde funcionava a antiga sede da companhia, sendo que o espaço contemplava um moderno hangar na mesma instalação.

 

 

PT-TAA: O PRIMEIRO BOEING 767 DA AMÉRICA LATINA

 

Futuro PT-TAA com a matrícula de testes N8277V em exposição no Le Bourget de 1983 Foto: Mark Carlisle via Airliners.net

 

 

Sendo uma das atrações do Show aéreo de Paris Le Bourget em 1983 sob a matrícula N8277V, a TransBrasil se tornou o cliente lançador da América do Sul do Boeing 767–200 quando recebeu esta aeronave em 23 de junho do mesmo ano com a matrícula PT-TAA.

Abandonado no Aeroporto de Brasília desde dezembro de 2001, ano em que a TransBrasil encerrou as suas operações, a aeronave encontra-se sucateada

 

TransBrasil aeroporto de Brasília Aeronaves

PT-TAA com o último esquema de pintura Foto: Gianfranco Beting

Confira mais fotos do PT-TAA em seus tempos de operações

PT-TAB

Parado ao lado do seu irmão PT-TAA, este Boeing 767–200 sob o registro PT-TAB foi entregue para a TransBrasil em 11 de julho de 1983, permanecendo na companhia aérea até o final da sua vida operacional, em dezembro de 2001. 

Para quem quer matar a saudade e conhecer um pouco a história da TransBrasil, fizemos um artigo com mais detalhes acerca das aeronaves da companhia que estão em Brasília, para acessar, basta clicar aqui

 

 

Com informações: Aeroporto de Brasília

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]