Advertisement

Azul anuncia parceria com Plataforma de Inteligência Artificial no diagnóstico precoce do câncer de mama

Azul Câncer de mama prevenção Inteligência Artificial precoce diagnóstico Outubro Rosa

 As ações promovidas pela Azul Linhas Aéreas há 13 anos com a sua tradicional campanha do Outubro Rosa têm ido muito além das orientações e conscientizações sobre prevenção e tratamento precoce do câncer de mama. Há números e novidades que têm motivado, cada vez mais, a companhia aérea e seus Tripulantes a não só terem orgulho de mudar de cor neste mês em favor da causa, mas, o que é melhor, a transformarem todo esse simbolismo rosa em atitudes concretas ao longo do ano.  

A aérea comemorou, por exemplo, o aumento de 89% nos últimos dois anos – mesmo em meio a pandemia – na realização dos exames de mamografia por suas Tripulantes. Já são mais de 5 mil exames feitos, desde então, ou uma média de 100, por mês.

Outra iniciativa deve reforçar a assistência à saúde que a companhia já oferece por meio de sua equipe médica no ambiente corporativo e de seus programas voltados aos cuidados médicos, ao bem-estar e à qualidade de vida. A partir de agora, os exames de imagem e de rotina para o diagnóstico do câncer de mama serão potencializados por uma grande ajuda tecnológica.

Graças à parceria da Azul, com a healthtech Viziomed, será possível rastrear resultados suspeitos através do processamento da imagem por I.A. e avisar aos médicos em tempo e acelerar a detecção de um tumor maligno – ainda em uma fase inicial, caso a Tripulante concorde em compartilhar seus dados médicos após mamografia de rotina.

Segundo o médico do trabalho e gestor de Saúde e Bem Estar da Azul, Helton Dourado, isso é possível pela atuação de um sistema integrado de comunicação e arquivamento de imagens instalado em vários hospitais e clínicas de diagnóstico do país que filtra, recolhe as imagens, oculta os dados da paciente e envia os resultados para a análise de uma plataforma guiada por Inteligência Artificial. “Em segundos, um pré-laudo, com base em um tipo de IA especializada em câncer de mama, é disponibilizado para a equipe médica em uma plataforma online, com o diferencial de que, ser for um caso de urgência, este é colocado no topo da lista de prioridades. Neste caso, um aviso de alerta também é encaminhado para o médico responsável”, explica.

Para autorizar esse acompanhamento médico e tecnológico a cada realização de um exame preventivo do câncer de mama, toda Tripulante da Azul só precisa preencher um documento que permite compartilhar seus dados durante e após o procedimento. O objetivo, com a novidade, é ampliar ainda mais a procura pela prevenção e aumentar as chances de diagnóstico precoce o que, já se sabe em relação ao câncer de mama, pode elevar para até 95% as chances de cura da doença.

“Para nós da Azul, que somos uma empresa de pessoas para pessoas, o Outubro Rosa é muito além de um período de reflexão. Incentivamos nossos Tripulantes e Clientes a cuidarem de si ao longo de todo o ano, fortalecendo as recomendações de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. A conscientização pode salvar vidas, por isso, todos os anos, realizamos ações internas e externas voltadas para a campanha”, conclui Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da Azul.

 

Leia também: 

 

 

Via: Azul

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.