• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Azul implementa pacote integral de soluções de aplicação de voo da SITA

Azul contratação Jovem Aprendiz voos Recife Orlando Flórida SITA Airbus A330neo
Foto: Wirestock_creators/Depositphotos

A Azul firmou um acordo de teste para o uso das soluções SITA eWAS e SITA OptiClimb. Essa novidade avaliará o desempenho e os benefícios potenciais de ambos os sistemas. A Azul já está utilizando o SITA Mission Watch, sendo a primeira companhia aérea das Américas a implementar essa tecnologia. Ao firmar parceria com a SITA, a empresa já está alcançando economia significativa, redução de emissões de carbono e melhoria na eficiência operacional, resultando em menos tempo de inatividade das aeronaves devido a interrupções climáticas em sua frota de 177 aeronaves.

Uma proporção significativa, de até 75%, dos atrasos no tráfego aéreo resulta de condições climáticas adversas, custando às companhias aéreas bilhões a cada ano em despesas adicionais com combustível, custos de tripulação e gastos com manutenção. As ferramentas de conscientização meteorológica da SITA – SITA Mission Watch e SITA eWAS – são recomendadas, globalmente, por mais de 50 mil pilotos e despachantes e estão, agora, prontas para ter um impacto substancial na Azul. De modo geral, a SITA estima que as companhias aéreas podem reduzir o tempo que as aeronaves passam em solo, devido a atrasos climáticos, em até 60%, se tiverem acesso às soluções corretas.

 

SITA Azul Ferramenta Meteorologia

Foto: SITA/Divulgação

 

Tanto o SITA Mission Watch quanto o SITA eWAS oferecem feeds de dados meteorológicos de diversas fontes, fornecendo previsões 4D precisas e atualizações em tempo real para alertar preventivamente sobre perigos climáticos, como tempestades, relâmpagos, turbulência de ar claro, ventos fortes, formação de gelo e até cinzas vulcânicas.

Já o SITA OptiFlight® otimiza todas as fases de um voo, incluindo a decolagem, que é a fase que mais consome combustível em qualquer voo. Para a Azul, isso se traduz em uma economia média anual de combustível de 5% durante a subida de cada voo. Esta solução alcança esse número, porque é baseada em learning machine, que fornece velocidades otimizadas e recomendações de nível de voo para cada decolagem. O SITA OptiFlight® consiste em modelos de desempenho específicos da aeronave, combinados por previsões meteorológicas 4D e entradas operacionais do plano de voo para prever cenários de consumo de combustível.

Enquanto o SITA Mission Watch é feito sob medida para despachantes, o SITA eWAS e o SITA OptiFlight® dão suporte aos pilotos. Juntos, eles permitem operações de voo mais inovadoras e econômicas para a Azul.

 

Leia também: 

 

Via: SITA

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.